Supermercados têm queda de 3,5% em novembro


Por Tribuna

29/12/2015 às 17h38

Os supermercados mineiros registraram queda de 3,59% das vendas em novembro, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Em relação ao mês anterior, outubro, a retração foi ainda mais brusca de 6,13%. Os dados são do Termômetro de Vendas, pesquisa mensal da Associação Mineira de Supermercados (Amis) com empresas de todo o estado.

De acordo com os empresários ouvidos pela Amis, a retração é explicada por particularidades do mês de novembro, considerado “tradicionalmente fraco em vendas”. Além disso, eles destacam que o calendário tem menos dias em comparação com outubro, e o consumidor costuma “segurar” as compras para gastar mais no Natal. Fatores macroeconômicos como a crise e o aumento do desemprego também foram citados.

PUBLICIDADE

A pesquisa mostrou, ainda, que o setor espera aumentar as vendas em dezembro, por conta das festas de fim de ano. Na comparação com novembro, a projeção é de crescimento de 20%. Já com relação a dezembro de 2014, a estimativa é mais modesta, de apenas 1%.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.