Secretário adianta regras para nova regulamentação de táxi
[Atualizada às 17h13]
Na audiência pública que está sendo realizada nesta tarde (29) na Câmara sobre a nova regulamentação do táxi, o secretário de Transportes e Trânsito Rodrigo Tortoriello adiantou alguns itens previstos na nova lei do setor, que está sendo preparada pelo Executivo para ser encaminhada ao Parlamento.
Além da biometria nos taxímetros, de forma a reduzir irregularidades, a Prefeitura pretende autorizar a transferência da outorga do táxi para familiares em caso de falecimento ou invalidez permanente do titular. A meta é também acabar com a renovação anual de alvará, passando a ser necessária apenas a renovação da carteira de táxi.
Sobre a licitação das 105 novas placas, embargada pela Justiça, o secretário afirmou que apresentou a defesa ao TJMG e está trabalhando para liberar o procedimento o mais rápido possível.
A categoria, presente na audiência, aprovou as medidas anunciadas e agora se reveza no microfone, apresentando críticas ao presidente da Associação dos Taxistas Luiz Gonzaga, que, por meio da entidade, teria impetrado ação contra licitação para novas placas. Com cartazes e palavras de ordem, os motoristas afirmam que o atual presidente não os representa.
Em resposta, Gonzaga afirmou que não se intimida com cartazes ou críticas e afirmou não ser contra a licitação, mas a forma como ela vem sendo conduzida. O presidente da Associação dos Taxistas ainda cobrou a participação de todos na definição das novas regras para o setor e questionou o fato de a nova regulamentação ainda não ter saído do papel.