JF fica com apenas 50 das quase 20 mil vagas do MedioTec no estado

Em Minas, foram oferecidas quase 20 mil oportunidades; Em JF, aulas serão no IF Sudeste


Por Fabíola Costa

28/07/2017 às 07h00

Dentre as quase 20 mil vagas oferecidas pelo MedioTec em Minas Gerais, 19.803, em cursos técnicos gratuitos a alunos que cursam o ensino médio na rede pública de ensino, Juiz de Fora ficou com uma pequena parcela de 50 vagas para o curso de técnico de administração. No país, o programa do Ministério da Educação (MEC) oferece 107.465 oportunidades em 131 cursos. Na modalidade, não há prova seletiva nem cobrança de taxas. O curso acontece em paralelo com o ensino médio, sempre no contraturno, de forma que, ao concluir os estudos, o aluno também conte com o diploma técnico. O objetivo é capacitar o jovem e facilitar o seu ingresso no mercado de trabalho. O MedioTec é definido como “uma nova ação estratégica do Pronatec”, direcionada especificamente para o ensino médio.

Em Juiz de Fora, o processo seletivo já foi realizado e está finalizado. O início das aulas está previsto para acontecer junto com o calendário do segundo semestre do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste) – Campus Juiz de Fora, que vai oferecer o curso. O IF Sudeste foi procurado, mas não retornou as ligações.

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Educação (SEE), por meio de sua assessoria, afirmou que o Estado atua como parceiro no processo de seleção dos alunos. Os interessados realizam inscrição pela internet. O sorteio público aconteceu no dia 22 de junho, respeitando as cotas de 65% das vagas aos beneficiários do Programa Bolsa Família, 10% aos jovens com deficiências e aqueles em medidas protetivas e socioeducativas e 25% para a ampla concorrência. O resultado final foi divulgado no dia 14 de julho. A relação de contemplados está disponível no site www.educacao.mg.gov.br.

Para a secretária de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eline Neves Braga Nascimento, é comum os jovens se interessarem mais por cursos ligados à informática, mas, na sua opinião, é importante que pesquisem sobre outras possibilidades, conhecendo novas carreiras e as opções disponíveis no mercado. “Existem muitas áreas com demanda e sem profissional formado.” A secretária destacou a necessidade de que pais e familiares estejam presentes nesse momento. “A família é fundamental. Muitas vezes, o jovem não despertou ainda para o mercado, e a família pode mostrar as oportunidades e os caminhos possíveis.”

Mapa de oportunidades

Sobre a definição do quantitativo de vagas por município, a SEE informou que é de competência do Governo federal. Já o MEC, por sua vez, afirmou que “a oferta dos cursos teve como base tanto um mapeamento de empregabilidade a longo prazo quanto o de demandas regionais”. Sobre a possibilidade de abertura de novas vagas a cidade, o posicionamento da SEE é que provavelmente não deve acontecer este ano.

No mapa das vagas, Minas Gerais é o estado que apresenta o maior número de oportunidades dentro do MedioTec. Sozinho, concentra 19% das vagas oferecidas. Segundo o MEC, o número se justifica pelo grande número de indústrias e rede técnica, formada por seis institutos federais e um Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), além de várias escolas técnicas estaduais. O segundo estado com maior número de vagas é Goiás (11.572), seguido de São Paulo (9.525) e Bahia (6.133).

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.