Sexta-feira é o último dia para saque do abono salarial

Segundo MTE, dado mais recente mostrava que cerca de 6.200 trabalhadores ainda não haviam resgatado o dinheiro


Por Tribuna

28/06/2017 às 20h16- Atualizada 28/06/2017 às 20h19

Sexta-feira (30) é o último dia para saque do abono salarial ano-base 2015. O dado mais recente referente a Juiz de Fora, divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), data de 30 abril, quando cerca de 6.200 trabalhadores ainda não haviam resgatado o dinheiro a que têm direito. No país, cerca de de 1,6 milhão de brasileiros, o que corresponde a 6,65% do total de beneficiados, ainda não retirou o abono. O valor disponível soma R$ 1,1 bilhão. O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, aconselha as pessoas a não deixarem de fazer o saque.

“Esse é um dinheiro importante, que vem em uma boa hora. Portanto, se você tem direito, não deixe de procurar uma agência da Caixa ou do Banco do Brasil essa semana para fazer o saque. O abono salarial é um direito do trabalhador. Esse dinheiro é do trabalhador.” Segundo ele, no exercício anterior, mais de 22,61 milhões de pessoas sacaram o benefício ano-base 2014, o que correspondeu a 95,93% do total com direito no país.

PUBLICIDADE

Essa foi a segunda maior taxa de cobertura da história dos pagamentos do abono. O recorde foi em 2009, quando o percentual de saques chegou a 96,3%. O chefe da Divisão do Seguro-Desemprego e Abono Salarial do Ministério do Trabalho, Márcio Ubiratan Britto, explica que, depois de encerrado o período de saques, o dinheiro do abono voltará para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Ele será usado para o pagamento de benefícios, como o seguro-desemprego e o abono salarial do próximo ano.

Critérios
Para saber se tem direito, o trabalhador que se enquadrar nos critérios exigidos (ver quadro) pode consultar o site verificasd.mtb.gov.br/abono, digitar o número do CPF ou do PIS/Pasep e a data de nascimento. A Central de Atendimento Alô Trabalho, que atende pelo número 158, também tem informações sobre o PIS/Pasep.

Para efetuar o saque, o trabalhador que tem o cartão cidadão e a senha cadastrada pode se dirigir aos terminais de autoatendimento da Caixa ou a uma casa lotérica. Se não tiver o cartão, pode receber o abono em qualquer agência da Caixa mediante apresentação de documento de identificação. Informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-726 02 07.

Já os servidores públicos que têm direito ao Pasep precisam verificar se houve depósito em conta. Caso isso não tenha ocorrido, devem procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação. Trabalhadores da iniciativa privada retiram o dinheiro na Caixa e servidores públicos, no Banco do Brasil. Mais informações, referentes aos depósitos feitos no Banco do Brasil, podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.