Procon-MG alerta para falsos sites de compras


Por Tribuna

27/09/2016 às 16h49

Diante dodo aumento no número de consumidores vítimas de clones de famosos sites de comércio virtual registrado recentemente, o Procon-MG divulgou uma lista de dicas para evitar a ocorrência de novos casos.

Segundo a instituição, nesses golpes, estelionatários criam um site idêntico a uma loja virtual conhecida, ofertando nele produtos por um preço bem abaixo da média praticada pelo mercado. Logo após, divulgam links dessas ofertas por e-mails, em redes sociais ou por aplicativos de mensagens. Muitos consumidores, atraídos pelas ofertas,  não percebem se tratar de golpe e dão sequência à suposta compra, fornecendo, assim, dados de cartões ou pagando boletos.

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O Proxon-MG orienta que as pessoas que já foram vítimas desse golpe registrem boletim de ocorrência na delegacia mais próxima. O órgão também dá
algumas dicas para que as compras online sejam feitas com mais segurança.

– Mantenha o sistema de antivírus atualizado em seu computador, smartphone ou outro dispositivo de acesso à internet e evite acessar sites nos equipamentos de outras pessoas;

– Evite a utilização de redes de conexão wi-fi públicas ou de estabelecimentos comerciais para acessar a internet pelo seu dispositivo. Se necessária a utilização dessas redes, jamais faça compra ou acesse serviços bancários por meio delas;

– Tenha cuidado se receber um e-mail de banco, pois, em geral, são iscas para golpes. Se ficou na dúvida sobre a veracidade da mensagem, não responda e procure seu banco. Se for fazer contato telefônico, certifique-se que o número de telefone para o qual ligará realmente é o da instituição financeira;

– Não compre por impulso, pois, muitas vezes, uma análise atenta da oferta enganosa ou do site clonado permitirá ao consumidor identificar o golpe;

– Preços muito abaixo do mercado você deve desconfiar. Esse é, talvez, o maior chamariz para golpes virtuais;

– Pesquise experiências que outros consumidores tiveram com a loja virtual. Vários sites oferecem essas informações;

– Veja se o fornecedor apresenta, no site, o CNPJ, endereço, telefone fixo, e-mail. Quanto mais formas de fazer contato, mais facilidade você terá em caso de problemas;

– Confira a política de privacidade do site, bem como a política de troca e devoluções;

– Se o site pedir dados como nome de familiares e lugar de nascimento, desconfie. Só insira dados necessários para a compra;

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– Antes de finalizar sua compra, confira se o endereço eletrônico é iniciado por “https” e se o site exibe, na barra do navegador, o desenho de um cadeado colorido e fechado (em alguns sites, o desenho do cadeado aparece somente quando o consumidor insere o nome do usuário e respectiva senha);

– Duvide se a única forma de pagamento possível for depósito em conta corrente ou poupança de pessoa física;

– Se o pagamento escolhido for boleto bancário, antes de pagar verifique se o mesmo está no nome da loja em que a compra foi efetuada;

– Acompanhe com frequência os movimentos do seu cartão de crédito.

 

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