UFJF recebe uma das maiores competições de inovação tecnológica do planeta


Por Tribuna

26/11/2014 às 16h23

A UFJF será a primeira universidade federal a receber uma etapa mundial do Idea To Product (I2P) Global 2014, uma das maiores competições de inovação tecnológica do planeta. Em agosto, a UFJF já havia sediado, também pela primeira vez, uma edição da I2P Latin America, que reuniu 18 equipes de sete instituições de ensino superior do país.

Nesta etapa global, que acontece entre 27 e 29 de novembro, participam sete equipes compostas por universitários do Brasil (Unesp, UFMG e UFJF), Egito (duas equipes da Helwan University), Japão (Keio University) e Suécia (KTH). Os times foram convidados para apresentar seus planos de comercialização de tecnologias inovadoras. Elas são distribuídas entre três grandes áreas selecionadas para a competição: ciência da vida, tecnologia da informação e engenharias.

PUBLICIDADE

Representando a UFJF, a equipe Smartians vai apresentar o I9Híbrido, uma solução para os problemas de comunicação de dados relacionados à medição inteligente do sistema elétrico.

A equipe vencedora receberá a oportunidade de participar da Global Venture Labs Investment Competition (GVLIC), a principal competição internacional voltada para investimentos. Sua próxima edição ocorre em maio de 2015, no estado do Texas, nos Estados Unidos. Entre a premiação para a equipe vencedora do I2P Global está o pagamento de US$ 78 mil.

 

O evento

O I2P Global tem a proposta primordial de completar e fortalecer o vínculo entre as pesquisas universitárias e o mercado. Toda edição conta com jurados escolhidos com base em seus conhecimentos e atuações em produção, comércio e desenvolvimento de ideias inovadoras. Durante as avaliações das equipes, também é da competência dos jurados instruir e educar os participantes sobre maneiras de alcançar melhores objetivos e mercados. O evento torna-se, portanto, uma plataforma importante para a troca de conhecimento e estabelecimento de contatos.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.