Instabilidade de programa prejudica empresas


Por Tribuna

26/08/2016 às 18h59- Atualizada 26/08/2016 às 19h00

A instabilidade na nova versão do Coleta CNPJ On-line, programa atualizado este mês pela Receita Federal do Brasil, tem dificultado a empresas iniciarem ou encerrarem suas atividades. Só no Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e de Assessoramento no Estado de São Paulo (Sescon-SP), foram inúmeras reclamações recebidas nos últimos dias.

De acordo com o sindicato, a estagnação do sistema impede a transmissão do Documento Básico de Entrada (DBE), necessário para a emissão dos documentos referentes a abertura, encerramento e alteração de empresas em todo o país. “Essa situação tem trazido grande prejuízo para a categoria contábil, para as empresas e para o país, pois paralisa o ambiente empreendedor”, avalia o presidente do Sescon-SP, Márcio Massao Shimomoto.

PUBLICIDADE

A Receita Federal do Brasil, por meio de sua assessoria, informa que há problemas com a nova versão do CNPJ web 4.6 nas duas últimas semanas. A informação é que houve sobrecarga e que o sistema está em processo de normalização, com previsão de retomada em 29 de agosto. Antes da instabilidade, eram feitas 37 mil solicitações por dia. Por conta do problema, a demanda chegou a cair para menos da metade.

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.