Voltada para construção civil, Minascon começa hoje em JF

Feira acontece pela primeira vez na cidade, até quinta, e inclui programação científica e fomento aos negócios


Por Gracielle Nocelli

25/09/2018 às 11h12- Atualizada 25/09/2018 às 15h05

Começa nesta terça-feira (25), em Juiz de Fora, a 15ª edição do Encontro Unificado da Cadeia Produtiva da Indústria da Construção Civil (Minascon). O evento segue até quinta-feira (27), e esta é a primeira vez que é realizado na cidade. A programação científica inclui palestras, painéis, seminários e cases, além da realização do 17º Congresso de Materiais, Tecnologia e Sustentabilidade na Construção e do concurso “A Ponte” – competição direcionada para a participação de estudantes.
Também serão desenvolvidas atividades com a proposta de fomentar negócios, como a Mostra Mega Tendências, para a exposição de produtos e serviços inovadores. No local do evento, ainda serão montados ambientes específicos para debater o uso do concreto e da cerâmica na construção. A expectativa da organização é atrair um público de cinco mil pessoas – entre empresários, fornecedores, profissionais e estudantes – durante esses três dias. O Minascon será realizado no Trade Hotel, localizado na Avenida Presidente Itamar Franco, 3800, Cascatinha.

Nesta terça-feira, a programação começa às 9h com a participação de dez duplas inscritas no concurso “A Ponte”. A competição irá desafiar estudantes de cursos técnicos em Edificações e Construção Civil e de graduação em Arquitetura e Engenharia Civil, Mecânica e de Produção a criarem uma ponte utilizando apenas palitos de picolé de madeira e cola branca. Os participantes irão trabalhar nos projetos também na quarta-feira (26). As obras serão submetidas a cargas para serem avaliadas pela comissão técnica. Os vencedores receberão o prêmio de R$ 2.500, e a dupla que ficar em segundo lugar ganhará dois tablets.

PUBLICIDADE

Ainda nesta terça-feira, às 14h, será realizado o encontro dos sindicatos da construção civil de Minas Gerais. A abertura da solenidade será feita pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas e vice-presidente da Fiemg, Teodomiro Diniz Carmagos; pelo presidente da Fiemg Regional Zona da Mata e presidente do Sindicato da Construção Civil de Juiz de Fora (Sinduscon-JF), Aurélio Marangon Sobrinho; e pelo diretor superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha. Em seguida, será realizado um ciclo de palestras que irá abordar temas como o cenário atual da construção civil, as expectativas para o futuro, o cooperativismo e a competitividade do setor, dentre outros temas.

Às 19h, será realizada uma solenidade apenas para convidados. Na sequência, será proferida a palestra magna “A indústria 4.0 e o futuro da construção”, com o professor da Universidade Federal de São Carlos e da Escola Politécnica da USP, Luiz Henrique Ceotto. “Nos demais dias, as apresentações estarão abertas à visitação pública, sendo que algumas atividades são pagas e outras têm entrada franca”, explicou a assessoria do evento.

Programação durante todo o dia

Na quarta-feira (26), a programação começa às 8h30, com as atividades científicas sendo realizada em três auditórios. No período da manhã, o primeiro ambiente receberá palestras que abordam o tema cidades inteligentes e sustentáveis. Já na parte da tarde e da noite está agendado o seminário sobre estruturas em concreto, em que todas as apresentações terão este mote.

No segundo auditório, durante todo o dia, a conversa será sobre segurança na construção civil. Já no auditório 3, pela manhã e à tarde, será realizado o 17º Congresso de Materiais, Tecnologia e Sustentabilidade na Construção, que terá uma programação variada com painéis sobre Sistema de Avaliação da Conformidade de Serviços e Obras, especificações de desempenho nos empreendimentos de HIS, metodologia Building Information Modeling (Bim), entre outros assuntos. À noite, o espaço será ocupado com o seminário “Formei! E agora o que o mercado espera de mim?”, realizado pelo Sebrae.

Já na quinta-feira (27), a programação começa às 9h. Na parte da manhã, o auditório 1 será ocupado pelo seminário sobre piso industrial de concreto, enquanto no auditório 2 será realizado o workshop sobre indústria 4.0. Já a programação do 17º Congresso de Materiais, Tecnologia e Sustentabilidade na Construção terá continuidade no auditório 3. À tarde, está prevista a Mostra Mega Tendências com a participação da empresa holandesa MX3D que irá apresentar um projeto de construção por meio da tecnologia de impressão 3D.

À noite, está previsto o Agita Talks Sebrae, atividade que irá apresentar o programa Agita Zona da Mata, iniciativa da Escola do Sebrae que oferece suporte à novas ideias por meio de um ambiente de aprendizado e oportunidades com foco na vivência de mercado. A programação detalhada pode ser conferida no site.

O conteúdo continua após o anúncio

Tópicos: negócios

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.