Top Of Mind chega à sua 16ª edição

Foram pesquisados 68 segmentos de comércio e serviços, sendo alguns inéditos na pesquisa como cerveja artesanal, loja de suplemento e comida fit


Por Gracielle Nocelli

25/06/2017 às 07h00- Atualizada 26/06/2017 às 10h15

No ano em que completa 20 anos de realização da pesquisa Top Of Mind, a Tribuna de Minas se prepara para apresentar ao mercado as marcas que estão na memória do consumidor juiz-forano. O levantamento é uma parceria entre a Tribuna, a agência República e a empresa Akros Pesquisa de Opinião. Um total de 1.200 consumidores, acima de 16 anos e residentes de todas as regiões, responderam qual é a marca mais lembrada quando perguntados sobre 68 segmentos de comércio e serviços. Alguns destes, tradicionais na cidade, já foram pesquisados em edições anteriores. Outros foram inseridos na publicação pela primeira vez, em decorrência do comportamento do público local, como é o caso dos segmentos de cerveja artesanal, loja de suplemento e comida fit. Os resultados serão apresentados no jornal impresso e no site da Tribuna de Minas em setembro.

Cristiano Santos destaca a proporção e representatividade da pesquisa
Cristiano Santos destaca a proporção e representatividade da pesquisa

A pesquisa foi realizada entre 2 e 17 de maio por uma equipe de dez profissionais. “Estivemos em todas as regiões da cidade, priorizando os locais de maior consumo nestas áreas, como é o caso dos bairros São Mateus (Centro), Cidade Alta (Oeste), Benfica (Norte) e Manoel Honório (Leste). Trabalhamos nas proporções conforme as características da população. O número de homens e mulheres entrevistados, assim como dos moradores de cada região, foi selecionado de acordo com os dados do IBGE sobre Juiz de Fora, de forma que o nosso recorte mantivesse a proporção e a representatividade”, explica o cientista político e coordenador da pesquisa, Cristiano B. Santos.

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Maria Lúcia lembra que a pesquisa serve como balizador para marcas e agências
Maria Lúcia lembra que a pesquisa serve como balizador para marcas e agências

A escolha das áreas pesquisadas foi feita em conjunto com a agência República. “O ideal é escolher entre 60 e 70 segmentos para que a entrevista não fique cansativa para quem responde. A dinâmica do mercado nos últimos três anos, quando foi feito o último levantamento, nos apontou quais áreas entrariam no levantamento”, esclarece a diretora de atendimento da República, Maria Lúcia Mendonça. “ATop Of Mind é um balizador interessante para as marcas e as agências pensarem sobre as ações de marketing. As estratégias de publicidade são um dos fatores que contribui para uma marca ser lembrada pelo público.”

De acordo com a diretora geral do Grupo Solar Comunicação, Suzana Neves, os resultados da pesquisa são de interesse do público. “Os nossos anunciantes sempre nos perguntam sobre a Top Of Mind porque acham importante este retorno sobre o trabalho que fazem, e os leitores também têm a curiosidade de saber quais são as marcas mais lembradas. Este ano, ampliaremos a divulgação dos resultados, que estarão no impresso e no nosso site.” Márcia Neves, também diretora geral do Grupo Solar, destaca o respeito que a pesquis

a conquistou nesses 20 anos de atuação, somando um total de 16 edições. “Há 20 anos a Tribuna faz esse levantamento, o que reforça sua credibilidade e amplitude, trazendo um retrato do mercado juiz-forano.”

 

‘Ser lembrada é tudo, é a razão de existência’

Na análise da professora dos cursos de Publicidade, Comunicação e Moda do Centro de Ensino Superior (CES), Letícia Sá Nogueira, o objetivo de uma marca é habitar a memória do público. “Ser lembrada é tudo, é a razão de existência. Marcas que não são lembradas não fazem sentido. Porque estamos falando não só do produto, mas dos valores e conceitos, do lado emocional que é trabalhado junto aos consumidores.”

Letícia Nogueira fala dos desafios de ser lembrado na era da informação
Letícia Nogueira fala dos desafios de ser lembrado na era da informação

Na chamada era da informação, em que a todo momento recebemos uma grande quantidade de dados, estar presente na memória do consumidor requer um trabalho mais aprofundado. “Não é só tornar um produto famoso, mas diferenciá-lo do mercado para que ele seja mais desejável. O consumo está mais ligado ao desejo do que à necessidade.” Esta diferenciação, segundo a especialista, é possível diante de um posicionamento adequado e claro da marca, que deve oferecer um produto de qualidade, ter ações responsáveis e dialogar com o público.

“É preciso saber quem ela é, o que oferece e como se destaca no mercado. Uma relação mais “humanizada” com o consumidor é muito importante, pois as marcas querem ser lembradas de forma positiva. Neste sentido, é preciso entender que existe uma responsabilidade além do consumo, elas também são responsáveis com o consumidor, o local onde estão situadas, o meio ambiente e as futuras gerações.”

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Segundo ela, o trabalho de comunicação também é fundamental. “Tanto para pensar ações como para divulgá-las, pois não adianta uma marca oferecer um bom produto e ter ações responsáveis se ela não consegue comunicar o que faz para o público. Por isso, a relação “humanizada” com o consumidor é tão importante, pois é a forma de dialogar. Com as redes sociais, os consumidores potencializaram suas vozes. Eles usam a internet para reclamar, questionar, mas também para elogiar e defender uma marca.”

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