Imposto de Renda: Saiba como consultar o 1º lote de restituição

Contribuintes que fazem parte do grupo prioritário, ou que declararam os rendimentos à Receita até 28 de fevereiro serão beneficiados neste primeiro lote. IRPF pode ser declarado até 31 de maio


Por Tribuna

25/05/2021 às 07h55- Atualizada 25/05/2021 às 07h56

A Receita Federal divulgou, na manhã desta segunda-feira (24), o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2021. Os primeiros contribuintes contemplados recebem o pagamento no dia 31 de maio, de acordo com o cronograma do Ministério da Economia. Ao todo, serão liberados R$ 6 bilhões em recursos, beneficiando 3,4 milhões de contribuintes. Veja se você recebe a restituição do IR no primeiro lote.

De acordo com o cronograma do governo federal, serão beneficiadas, neste primeiro lote, pessoas que já declararam o Imposto de Renda e fazem parte do grupo prioritário, formado por idosos; pessoas com deficiência mental ou grave; ou profissionais do magistério, caso a maior renda seja através desta atividade. Também vai receber este primeiro lote quem declarou o IRPF 2021 até 28 de fevereiro.

PUBLICIDADE

Leia mais

Confira o calendário de pagamento do Imposto de renda 2021

  • 1º lote: 31 de maio;
  • 2º lote: 30 de junho;
  • 3º lote: 30 de julho;
  • 4º lote: 31 de agosto;
  • 5º lote: 30 de setembro.

Como consultar a restituição do IRPF 2021

Para consultar o lote de pagamento do Imposto de Renda 2021 e/ou verificar se há alguma pendência na declaração, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal e preencher um pequeno formulário, formado pelo CPF e a data de nascimento.

Em caso de identificação da pendência, o contribuinte precisa procurar a Receita Federal

Conforme o Ministério da Economia, quem ainda não declarou o Imposto de Renda 2021 deve enviar as informações até 31 de maio. O programa da Receita Federal pode ser baixado aqui.

De acordo com a Receita Federal, a declaração não enviada até o prazo final resulta em multa ao contribuinte. O valor varia entre 1% e 20% do valor do imposto devido ao mês, com mínimo de R$ 165,74.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.