Juiz-foranos vencem concurso no Rio com cerveja ‘Litoral de Minas’

A receita vencedora trouxe para a Associação de Cervejeiros da Zona da Mata seu primeiro título interestadual


Por Jéssica Miranda estudante colaboradora sob supervisão do editor Wendell Guiducci

24/01/2018 às 17h38- Atualizada 24/01/2018 às 17h39

Depois de ser reconhecida como Arranjo Produtivo Local (APL) de cerveja artesanal, Juiz de Fora se destaca novamente na produção da bebida. No último sábado (20), a Associação de Cervejeiros da Zona da Mata (ACZ) esteve em um evento que reunia confrarias no Clube Olaria, no Rio de Janeiro. O convite, que surgiu em meados de outubro de 2017, convocava a ACZ como única cervejaria de fora do estado do Rio a participar.

PUBLICIDADE

Dentro deste 4º Festival de Confrarias, houve dois concursos: um em estilo livre e outro pré-determinado, american wheat. Este último tipo é uma cerveja que surgiu nos anos 1980 nos Estados Unidos, produzida com uma taxa mínima de trigo, sendo mais leve, clara, com sabor apurado e menos espuma. Foi com a receita “Litoral de Minas” que a ACZ conquistou o primeiro lugar no concurso de cerveja estilo american wheat.

 

A composição da receita premiada foi feita pelo presidente da ACZ,  Matheus Ramos, em parceria com o vice-presidente, Thiago Videira e o associado Rafael Almeida. A proposta da “Litoral de Minas” foi fazer uma cerveja artesanal mais refrescante, condizente com a denominação litorânea e o estilo estabelecido pelo concurso. Trata-se do primeiro prêmio registrado enquanto Associação de Cervejeiros da Zona da Mata. Até então, as contemplações eram atribuídas especificamente às cervejarias locais associadas.

Sobre o crescimento da região da Zona da Mata como produtora cervejeira, o vice-presidente da ACZ afirma que tem sido algo bastante positivo para todos os envolvidos. Há, segundo ele, uma procura cada vez maior por formação e conhecimento por parte dos produtores associados e, dessa maneira, o potencial produtor é elevado. “O movimento cervejeiro em Juiz de Fora é crescente, vem ganhando forças e espaço no cenário nacional, e novas portas vão se abrindo”, projeta Thiago Videira.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.