Emcasa faz campanha de renegociação de dívidas
Interessados devem comparecer à sede da empresa para que cada situação seja avaliada de forma particular
Quem está inadimplente com a Empresa Regional de Habitação (Emcasa) terá a oportunidade de renegociar a dívida e conseguir regularizar a situação. Foi iniciada, neste mês, uma campanha para facilitar o pagamento dos lotes comercializados. Atualmente, cerca de mil terrenos ainda estão sendo quitados, e o índice de inadimplência é de 60%. Em anos anteriores, este percentual chegou a ser maior, batendo a marca de 80%. Apesar da queda, o registro ainda é considerado alto. Na avaliação da Emcasa, a crise econômica contribuiu para a dificuldade das famílias em arcarem com o financiamento.
Para renegociarem a dívida, o proprietário do imóvel deverá comparecer pessoalmente à sede da empresa, localizada na Avenida Sete de Setembro 975, Bairro Costa Carvalho. Na ocasião, o interessado deverá apresentar o comprovante da compra, a carteira de identidade (RG) e o cadastro de pessoa física (CPF). O horário de atendimento é das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30. De acordo com a Emcasa, cada situação será estudada de forma particular para que a renegociação seja feita de acordo com as condições financeiras do mutuário. “O objetivo é ajudar essas pessoas a pagarem e quitarem seus imóveis”, afirmou o diretor administrativo, financeiro e comercial da empresa, Luis Cláudio Gamonal.
Para o refinanciamento não será cobrado valor de entrada. Além disso, a proposta é que o número e o preço das parcelas estejam em conformidade com a renda familiar do proprietário. A campanha segue por tempo indeterminado, com a intenção de que todas as pessoas que estão inadimplentes consigam regularizar a situação.
A Emcasa é responsável pela comercialização de unidades habitacionais destinadas, sobretudo, à população de baixa renda. Para a aquisição, a pessoa deve ter renda familiar de até seis salários mínimos e não possuir imóvel ou lote em seu nome, e nem ter restrição de crédito no SPC e Serasa. A compra é feita diretamente com a empresa. O comprador paga uma entrada de até 30% do valor total, e o restante é parcelado em até 60 meses. Os terrenos são mais baratos por conta do valor social agregado. Há unidades em todas as regiões da cidade.