Comércio ainda não garantiu Natal


Por Tribuna

22/12/2016 às 07h00- Atualizada 22/12/2016 às 11h55

SHOPPINGS APOSTAM em horário diferenciado para conquistar cliente  MARCELO RIBEIRO

SHOPPINGS APOSTAM em horário diferenciado para conquistar cliente MARCELO RIBEIRO

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O Natal bate à porta. Apesar de as vitrines terem antecipado o clima natalino há mais de mês, a três dias para a ceia, a maioria dos juiz-foranos ainda não fez suas compras de Natal. A estimativa do Sindicato do Comércio (Sindicomércio) é que pelo menos 60% dos consumidores vão lotar as ruas nesses últimos dias decisivos para o comércio varejista. Entre os shoppings, a aposta é de que a procura seja até 70% maior. Apesar do intenso movimento verificado durante toda a semana, a expectativa é que, no fechamento do caixa, as vendas se equiparem às de 2015. Em tempos de economia fragilizada, desemprego em alta e pouco dinheiro no bolso, pode não parecer, mas esta é uma boa notícia para o setor.

O Shopping Jardim Norte registrou aumento médio de 42% no fluxo de clientes nas últimas semanas na comparação com novembro, mês que, historicamente, apresenta crescimento da demanda no varejo. Para os últimos dias, a expectativa é de movimento até 70% maior. Na avaliação da superintendente Daniela Rachid, o pagamento da segunda parcela do 13º estimula as compras de última hora. “O aumento também está vinculado a inauguração de 20 novas lojas dentro do shopping, o que impulsiona o movimento e traz mais opções de compra para os clientes.” O fato de a data cair em um sábado, diz, permite que as compras aconteçam durante toda a semana.

Segundo o superintendente do Independência Shopping, José Bernardo Milek, a expectativa para os próximos dias é “muito positiva”. Ele destacou o funcionamento das lojas em horário estendido para garantir tempo extra para as compras de última hora. O empreendimento não divulgou dados sobre público, nem expectativa de vendas.

O diretor do Santa Cruz Shopping, Luciano Sobrinho, comenta que a aposta era de que o movimento, nos dias que antecedem o Natal, fosse 15% maior ante o do ano passado. “Até o último domingo alcançamos 8%.” Para Sobrinho, com a liberação da segunda parcela do abono natalino, já houve impacto nas vendas esta semana ante a anterior. “A expectativa para os próximos dias é que continue nesse crescente e alcance a previsão.”

Movimento supera as vendas

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O superintendente do Sindicomércio, Sérgio Costa, identifica que as ruas estão cheias, mas muitos ainda pesquisam preços. “Com toda certeza, a maioria deixou para a última hora.” Segundo ele, o comércio está preparado à espera dos indecisos e dos que ainda estão definindo como presentear. Este ano, avalia, as peças de vestuário são as preferidas pelos consumidores.

A pesquisa de intenção de compras divulgada pela entidade aponta que esta é a escolha de 54,17% dos juiz-foranos. O tíquete médio esperado varia entre R$ 100 e R$ 200. Na sua opinião, esta é uma escolha que preza pela utilidade, em tempos de dinheiro escasso. Uma característica destacada é a presença – e o consumo – de moradores de outras cidades, importantes no desempenho da data.

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