Executivos da M. Dias Branco encontram-se com prefeito e secretário de Meio Ambiente

Acesso entre a via pública e o terreno localizado na BR-040 ainda é uma pendência


Por Tribuna

21/09/2017 às 19h08

Executivos da M. Dias Branco, proprietária das marcas Adria, Estrela e Isabela, estiveram em Juiz de Fora nesta quinta-feira (21), reunidos com o prefeito Bruno Siqueira (PMDB) e o secretário de Meio Ambiente, Luís Cláudio Santos Pinto. Procurada, a empresa afirmou, por meio de sua assessoria, que não tem novidades para informar. A Prefeitura, por meio de sua assessoria, informou que foi “uma reunião interna, sem novidades, nem pronunciamentos.”

Em posicionamentos anteriores, a M. Dias Branco informou que, recentemente, as condicionantes ambientais foram atendidas, estando a empresa em fase final de obtenção da licença. Já a Prefeitura havia dito que a empresa já conta com a licença ambiental de instalação. Uma pendência, no entanto, é a necessidade de construção de um acesso entre a via pública e o terreno localizado na BR-040, projeto que, segundo o grupo, é de responsabilidade do Poder Público e imprescindível para o início dos trabalhos.
Em entrevista concedida à Tribuna no mês passado, o vice-presidente de Investimentos e Controladoria do grupo, Geraldo Luciano Mattos Júnior, afirmou que a aquisição do terreno do empreendimento e o licenciamento ambiental já estão resolvidos, só faltando a estrada para dar início às obras civis. A expectativa é que a conclusão da unidade aconteça em 2019. Já o início das operações, propriamente ditas, está previsto para começo de 2020.

PUBLICIDADE

Conforme o vice-presidente, a Prefeitura se comprometeu a fazer o acesso e, tão logo exista a sua disponibilização, a empresa dará início às obras. A estrada fará a ligação da BR-040 até o Porto Seco, em Dias Tavares. A primeira etapa, orçada em R$ 7 milhões, está prevista até a entrada de onde será instalada a indústria. Os recursos seriam da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig).

Na ocasião, o prefeito afirmou que a articulação para a construção da estrada de acesso está em andamento junto ao Governo do estado, aguardando viabilização de convênio com a Codemig, para que o processo licitatório seja iniciado pela Prefeitura. Já a Codemig afirma que os projetos viários foram entregues à companhia pela Prefeitura e encaminhados à Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), “com vistas à elaboração de convênio”.
Orçada em R$ 350 milhões, a M. Dias Branco pretende construir uma fábrica de biscoitos, massas e farinha de trigo, um moinho de trigo e um centro de distribuição na cidade. A assinatura de protocolo de intenções com o município aconteceu em março de 2015. O empreendimento deve gerar entre 800 e mil empregos diretos.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.