Confira o ranking das empresas mais reclamadas no Procon Juiz de Fora

Relação foi divulgada na manhã desta sexta-feira e inclui os registros presenciais e os contabilizados pelo portal consumidor.gov.br


Por Nayara Zanetti, sob supervisão do editor Eduardo Valente

21/01/2022 às 12h49- Atualizada 21/01/2022 às 12h51

A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF) da Prefeitura de Juiz de Fora divulgou, na manhã desta sexta-feira (21), o ranking das dez empresas que receberam o maior número de reclamações ao longo dos últimos seis meses de 2021. Conforme dados levantados pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), a Telemar Norte e Leste S/A (Oi) lidera a lista, enquanto a Cemig ocupa a segunda posição.

No total, foram registrados 11.011 atendimentos, sendo que a Oi S/A recebeu 549  reclamações. A Cemig Distribuição S/A obteve 498 queixas e ocupou a segunda posição do ranking. Em terceiro lugar, com 494 atendimentos, está a Telemar Norte e Leste S/A.

PUBLICIDADE

Confira o ranking do Sindec

  • OI S.A. (em recuperação judicial) – 549 reclamações
  • Cemig Distribuição S.A – 498 reclamações
  • Telemar Norte e Leste S/A – 494 reclamações
  • Banco Bradesco – 366 reclamações
  • Telefônica Brasil S/A – 327 reclamações
  • Caixa Econômica Federal – 323 reclamações
  • Claro S.A. – 303 reclamações
  • Tim Celulares S/A – 286 reclamações
  • Banco BMG S.A. – 237 reclamações
  • Banco PAN S.A. – 225 reclamações

Confira o ranking do Consumidor.gov.br

O Procon também divulgou os registros de reclamações feitas on-line, por meio do portal consumidor.gov.br. Ao todo, foram 8.187 reclamações durante o segundo semestre do ano passado. Na primeira posição desta lista, aparece a empresa Vivo – Telefônica, com 708 denúncias, seguida pela Oi Celular, que registrou 453 reclamações. A Oi Fixo também apareceu na lista, no terceiro lugar, com 442 queixas.

  • Vivo – Telefônica – 708 reclamações
  • Oi Celular – 453 reclamações
  • Oi Fixo – 442 reclamações
  • Tim – 439  reclamações
  • Claro Celular – 307 reclamações
  • Americanas.com – 230 reclamações
  • Caixa Econômica Federal – 181 reclamações
  • Gol Linhas Aéreas – 168 reclamações
  • Mercado Pago – 161 reclamações
  • Itaucard – 152 reclamações

‘Divulgação é fundamental’

De acordo com o superintendente do Procon/JF, Eduardo Floriano, a divulgação do ranking é fundamental para orientar os consumidores juiz-foranos em meio a tanta oferta.  Segundo Eduardo, os dados da lista “auxiliam na hora de escolher empresas para prestação de serviços e/ou para compra de produtos”.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.