PJF quer encerrar licitação de Serrinha em dezembro

Pregão presencial para escolha da empresa responsável por administrar o aeroporto será dia 29


Por Fabíola Costa

20/11/2017 às 16h48

(Foto: Fernando Priamo)

Depois de remarcar a data do pregão três vezes – em dois editais -, a Prefeitura espera que, na falta de intercorrências, o processo licitatório relacionado à administração do Aeroporto Francisco Álvares de Assis, o Serrinha, esteja concluído na primeira quinzena de dezembro. Na semana passada, foi agendado para o dia 29, às 15h, o pregão presencial para escolha da empresa responsável por administrar o aeroporto. A licitação, suspensa horas antes da abertura das propostas, inicialmente agendada para o dia 7, foi retomada pela Prefeitura na quinta passada (23). O adiamento teve por objetivo responder os questionamentos relacionados ao edital, formalizados por duas das cinco interessadas no certame.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, João de Matos, os questionamentos que tinham procedência foram acatados, aperfeiçoando o texto para dirimir dúvidas. Detalhes não foram divulgados. A expectativa do secretário é que as cinco empresas que já realizaram visita técnica participem do pregão na nova data. O secretário lembrou que, como houve a suspensão temporária do certame – e em respeito às regras previstas no edital -, o prazo para visitas técnicas foi reaberto e segue até o dia anterior ao da abertura das propostas.

PUBLICIDADE

Questionado se espera aumento no número de interessados, João afirmou que considera o número verificado até agora (cinco) “bem expressivo para o tipo de operação que se mostra ser de curto prazo”. O prazo inicial para a contratação é de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período até o tempo máximo de 60 meses. Vence quem apresentar a proposta de menor preço mensal. O valor máximo global do contrato é de cerca de R$ 1,8 milhão, a ser pago, pela Prefeitura, em 12 parcelas de pouco mais de R$ 149 mil mensais.

Interesse público
Sobre o interesse da Passaredo em oferecer voos partindo do Serrinha com destino ao Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos e ao Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte – cujos pedidos seguem em análise pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) – o secretário afirmou que ainda não houve uma conversa oficial entre os executivos da companhia aérea e os representantes da Prefeitura. “Entendemos que, provavelmente, estão esperando o processo (de escolha da administradora) terminar para avançar.” João de Matos destacou os esforços para fazer a licitação “da melhor forma possível” para atender o interesse público do município.

Nesta segunda (20), após duas consultas feitas pela Tribuna, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), por meio de sua assessoria, afirmou que está em andamento a investigação da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PR-IVI, que aconteceu no Serrinha no dia 31 de outubro, quando um jato Phenom 100 saiu da pista durante a aterrissagem. “O objetivo da investigação realizada pelo Centro é prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram”, reforçou, por nota.

 

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.