Veja dicas para compra de pescados e ovos de Páscoa


Por Nathalia Carvalho

19/03/2015 às 11h10- Atualizada 19/03/2015 às 11h30

(Foto: Leonardo Costa)

Para evitar problemas na hora das compras no período de Páscoa, a Proteste – Associação de Consumidores lembra que é preciso estar atento às indicações de peso dos produtos, assim como aos brinquedos que podem acompanhar os ovos de chocolate. Confira dicas para saber identificar produtos irregulares e não ser enganado na hora das compras:

  • Tenha cautela ao comprar ovos com brindes. Algumas informações podem garantir que ele tenha sido testado e não oferecerá riscos às crianças como a frase, na embalagem: “Atenção: contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro da Avaliação da Conformidade”. Também é obrigatória a indicação de faixa etária ou, se for o caso, informações sobre a falta de restrição de idade. No brinde, é importante que o consumidor procure o selo do Inmetro.
  • Fique atento à indicação de peso líquido na embalagem de ovos, bombons e demais chocolates. Esta indicação refere-se somente ao peso do produto, desconsiderando o valor da embalagem e dos brindes, se houver.
  • Baseie-se no peso líquido, não no número do ovo. Não se pode dizer que um produto com numeração maior pese mais, pois cada fabricante adota uma escala de tamanho. Oriente-se apenas pela indicação do peso líquido.
  • Esteja presente na pesagem de peixe fresco, sejam eles adquiridos em feiras ou mercados.
  • Caso queira que o peixe seja embalado com gelo para que fique protegido, fique atento para que o vendedor não o pese depois de acrescentar o gelo. Quem compra deve pagar pelo peixe, não pelo gelo.
  • Ao comprar peixe em conserva, pré-embalado ou congelado, o consumidor pode solicitar a conferência do peso em uma balança do estabelecimento. Lembre-se de que será importante considerar o peso líquido do pescado, além do peso da embalagem.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.