Para alavancar vendas, comércio reinventa datas promocionais


Por Michele Meireles

17/11/2016 às 08h18- Atualizada 17/11/2016 às 08h34

Comércio de JF lança promoções para alavancar vendas (Foto: Marcelo Ribeiro 17-11-2016)
Comércio de JF lança promoções para alavancar vendas (Foto: Marcelo Ribeiro 17-11-2016)

De olho no movimento reconhecidamente fraco – não só no mês que antecede o Natal, mas ao longo de todo o ano -, o comércio juiz-forano aproveita as oportunidades oferecidas pelo calendário, com apelos mais diversos, para lançar promoções. Apesar de faltar pouco mais de uma semana para a Black Friday, dia 25 de novembro, há muitas lojas estampando descontos nas vitrines, mas poucas as promoções associadas à data. Quem caminha pelas principais ruas e galerias do Centro confere redução de preços motivada ainda pelo Halloween ou pelo esperado Natal. A estratégia é derrubar o custo de um produto específico nas vitrines, como as populares rasteirinhas, com o objetivo de levar o cliente para dentro da loja.
A World Tennis é uma das poucas lojas que já estão usando o mote da Black Friday. Apesar da certeza de que o principal dia de saldões no comércio virtual também vai impactar as lojas físicas, a maioria dos estabelecimentos está se preparando para mudar as vitrines na sexta-feira, uma semana antes da data. Segundo o subgerente Gustavo de Campos, a promoção teve início há cerca de dez dias e tem surtido efeito. Segundo ele, há muitos produtos com valores a partir de R$ 60. Em tempos de dinheiro curto, avalia, o cliente prioriza preço. Na loja, a redução anunciada chega a 50%.
A pouco mais de um mês para o Natal, a Armadda mantém nas vitrines – e dentro das lojas – a promoção de Halloween, em que há redução de até 40% no pagamento à vista e 30% na compra parcelada, sob holofotes de cor laranja. Segundo a gerente Juliana Almeida, a estratégia atingiu o objetivo de atrair público, embora a cautela marque o comportamento do consumidor. Segundo Juliana, o hábito de passear olhando vitrines perdeu espaço para a entrada na loja mediante necessidade. Daí a importância de as datas serem comemoradas com promoções voltadas ao cliente.
Na Meninas Gerais, a estratégia adotada pelo proprietário Frederico Bellini foi colocar toda a loja em promoção permanente. A fachada da loja na Rua São João ganhou o complemento outlet em letras garrafais, para anunciar descontos de até 50% em algumas peças. Apesar do movimento reconhecidamente tímido desde 2014, o proprietário avalia que a estratégia serviu para aumentar a procura. Bellini espera por incremento nas vendas no Natal, embora avalie que o movimento para a data será motivado, principalmente, pelos tradicionais amigos-ocultos, que deixam de ser uma prática corporativa para se tornar a mais nova tradição familiar.

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