Flyways vai operar no Itamar Franco com voos para BH


Por Fabíola Costa

16/12/2015 às 16h03- Atualizada 16/12/2015 às 19h58

Atualizado às 19h58

A Flyways Linhas Aéreas pretende iniciar as operações na Zona da Mata em janeiro de 2016. O aeroporto escolhido pela companhia aérea é o Presidente Itamar Franco. O presidente da companhia, Pedro Paulo Valverde, explicou ontem à Tribuna que a opção foi tomada em função de ser um aeroporto “menos problemático e mais viável para operar”. Caso a operação seja efetivada, vai permitir a conexão direta dos passageiros de Juiz de Fora e região ao Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte. Hoje, quem embarca no Regional conta com voos diretos para Campinas (Viracopos), Belo Horizonte (Confins) e São Paulo (Guarulhos). Duas companhias aéreas operam no terminal: a Azul e a Gol Linhas Aéreas.

PUBLICIDADE

Além da Zona da Mata, outras regiões a serem atendidas pela companhia aérea em Minas são Triângulo Mineiro (Uberaba), Alto Paranaíba (Araxá e Patos de Minas) e Vale do Aço (Ipatinga), sempre tendo Pampulha como base. Nestes casos, os voos começam a ser oferecidos no dia 28 de dezembro. O anúncio oficial do início das operações da empresa em Minas e a divulgação das rotas aconteceu ontem, em solenidade em Belo Horizonte.

Voos para Cabo Frio
Segundo a Flyways, em um segundo momento, ainda no mês de janeiro, serão oferecidos, aos fins de semana, voos para Cabo Frio (RJ), Porto Seguro (BA) e Vitória (ES). O projeto da empresa prevê dez aeronaves até o final de 2016 e, em quatro anos, 30 aviões em operação. Para definir a rota de atuação, 24 municípios foram estudados, levando em consideração aspectos como Produto Interno Bruto (PIB), investimentos públicos e privados, atendimento rodoviário e aeroportos estratégicos.
Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso, a chegada da Flyways foi possível porque existe diálogo aberto para novos investimentos e regionalização da aviação capaz de contemplar municípios importantes para o estado. A empresa pretende disponibilizar, a partir da próxima segunda (dia 21), as rotas e os preços a serem praticados.

Gol em Congonhas
Ainda sobre o Itamar Franco, a Gol, que pretendia iniciar hoje os voos diretos para o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, adiou seus planos. O pedido chegou a ser formalizado à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mas constam restrições na planilha que reúne o processo de autorização de voos regulares, conhecida como Hotran – Horário de Transportes. Segundo a Anac, o voo ainda não foi aprovado, porque a empresa solicitou outro prazo para iniciar as operações: dia 17 de janeiro. “Precisamos aguardar até esta data para saber se o pedido será aprovado”, informou o órgão regulador, por nota.
Procurada, a Gol afirmou que os voos diretos serão iniciados em 28 de janeiro. A meta é que o voo parta de Congonhas às 12h10, com chegada prevista no Regional às 13h. Os passageiros teriam, ainda, a opção de embarcar na Zona da Mata às 13h30 e desembarcar às 14h15 em São Paulo. A rota estaria disponível todos os dias da semana, com exceção de sábado. As operações seriam realizadas com Boeing 737, com capacidade para 177 assentos.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.