Usuários pegos de surpresa com nova tarifa de R$ 2,25 nos ônibus
Muita gente foi pega de surpresa nesta quarta-feira (15) ao passar pela roleta dos ônibus urbanos de Juiz de Fora e constatar o aumento da passagem de R$ 2,05 para R$ 2,25, um reajuste 9,7%. Alguns passageiros criticaram o novo valor, como a copeira Bruna Medeiros, de 19 anos, que utiliza o serviço diariamente para se deslocar até o trabalho. “Acho muito alto o aumento para não recebermos melhorias nenhuma na qualidade do serviço. Um exemplo disso é a falta constante de ônibus para o Bonfim, bairro onde moro. Fico muito tempo esperando. No final do mês, R$ 0,40 ao dia, 30 dias por semana (R$ 12), acabam pesando no bolso.”
Opinião compartilhada pela vendedora Maria Aparecida, 51, que só soube do novo valor ao passar ontem pela roleta. “Trabalho com vendas, vou em fábricas quase todos os dias, e o aumento vai trazer impactos no meu orçamento. Além disso, tenho duas filhas estudantes que também vão ter que desembolsar R$ 0,20 a mais a cada passagem.” A estudante de economia da UFJF Daniele Oliveira, 22, também discordou do aumento. “Mesmo com o novo valor, a demora dos ônibus para a universidade continua a mesma.”
A meia entrada para estudantes foi lembrada pela aluna de arquitetura Gardene Armendes, 28. “Sou natural de Belém do Pará e lá nós recebíamos esse benefício. Arcar com R$ 4,50 (ida e volta) todos os dias, certamente, não vai ser fácil.”
Reajuste
O reajuste de 9,7% da tarifa de ônibus foi justificado pela Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) como correspondente à correção inflacionária medida pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) de julho de 2012 a março de 2014. Durante o período considerado, o valor da tarifa não sofreu alterações. Em 2013, a ausência de reajuste foi explicada pela desoneração do Governo federal relacionado ao PIS/Confins.
Sobre as reclamações dos usuários quanto à qualidade do serviço, a Settra informou que concluirá o estudo de reestruturação da rede de transporte, para que o início da licitação das empresas possa ocorrer já no primeiro semestre de 2015. “Desta forma, todas as demandas do sistema, como aumento de frota, lotação e criação de novas linhas, serão indicadas”, explicou em nota. O órgão destacou, ainda, que “vem buscando melhorar a qualidade do serviço através do GPS, implantado em 100% da frota” e que “em breve os usuários poderão acompanhar os horários das linhas através de aplicativos em aparelhos móveis e telas instaladas nos pontos de ônibus”.