Minas Láctea 2019 começa nesta terça e deve atrair 12 mil pessoas
Evento terá programação gratuita no Expominas que inclui exposições, concurso e degustação
Começa nesta terça-feira (16), em Juiz de Fora, o Minas Láctea 2019. O evento é referência na difusão de tecnologias sobre leite e derivados e na apresentação de novos produtos, equipamentos e maquinários para o setor. Estão agendadas cinco atividades simultâneas – entre exposições, concurso e programação científica – que serão realizadas nas sedes do Expominas e do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT). A edição deste ano segue até quinta-feira (18), e a expectativa é atrair um público de 12 mil visitantes e movimentar em torno de R$ 200 milhões em negócios. A entrada na feira é gratuita, já a programação científica é restrita aos participantes inscritos.
A programação no Expominas terá início às 14h e será encerrada às 21h. A 44ª Exposição de Máquinas, Equipamentos, Embalagens e Insumos para a Indústria Laticinista (Expomaq) irá reunir 126 empresas para a apresentação de novidades em maquinários, embalagens e insumos, além de prospecção de negócios e a possibilidade de concretização de vendas. Dentre os nomes confirmados estão empresas nacionais, estrangeiras com representação no país, a francesa Clauger e a italiana Fachinetti. As duas últimas virão ao Brasil exclusivamente para participar do Minas Láctea 2019.
Já a 44ª Exposição de Produtos Lácteos (Expolac) terá a participação de 75 laticínios. A mostra funciona como uma espécie de vitrine nacional para apresentação de produtos derivados do leite. Os visitantes poderão conhecer e degustar queijos, doces, bebidas lácteas, iogurtes e produtos inovadores que ainda serão lançados ao mercado consumidor. De acordo com a assessoria da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), organizadora do Minas Láctea 2019, cada laticínio irá apresentar quatro produtos ao público.
Uma comissão julgadora irá avaliar os produtos em onze categorias: doce de leite, requeijão, manteiga, destaque especial e queijos gorgonzola, minas padrão, prato, reino, gouda, parmesão e provolone. Aqueles com melhor avaliação serão premiados na quinta-feira (18), durante o 44º Concurso Nacional de Produtos Lácteos.
Outras atrações
Na quarta-feira (17), os visitantes poderão conferir uma degustação orientada de queijos com a professora da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Mirna Gigante. Já na quinta-feira haverá a palestra “O terroir e a produção vinícola de Minas Gerais”, ministrada pelo sommelier Marco Antônio Ferreira de Morais.
Também será montado um estande destinado ao Ambiente de Inovação, que tem a proposta de promover a interação entre os integrantes da cadeia produtiva de lácteos na busca por negócios e projetos inovadores. Neste espaço estão representantes da Epamig, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), além de parceiros como Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (Faemg), Sebrae Minas, BDMG, Polo do Leite, Sindicato da Indústria de Minas Gerais (Silemg), dentre outros.
Programação científica
Na sede do ILCT irá ocorrer a programação científica, que abrange o 32º Congresso Nacional de Laticínios e a tradicional Semana do Laticinista. As atividades serão realizadas no período da manhã, das 8h às 12h, e incluem 14 palestras, 11 minicursos e exposições de pôsteres. O tema do congresso será “70 Anos da Semana do Laticinista: Ciência, Tecnologia e Inovação em Lácteos”.