Escola com 2.400 vagas começa a sair do papel
Com finalização de infraestrutura viária, Fiemg iniciará processo de licitação
Fruto de R$ 40 milhões em investimentos, a nova escola Sesi/Senai, que vai atender cerca de 2.400 estudantes em Juiz de Fora, começa a sair do papel. As obras de implementação da Rua Francisco Romanelli, no Bairro Mariano Procópio, que liga as ruas Henrique Burnier e Coronel Vidal e o terreno que será sede do empreendimento, estão praticamente concluídas. Os trabalhos foram acompanhados, essa semana, por uma comitiva formada pelo presidente da Fiemg Regional Zona da Mata, Francisco Campolina e o prefeito Bruno Siqueira (PMDB), além do secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, João de Matos, o gerente regional Sesi/Senai, Marcelo Leal, e o diretor das unidades Senai Juiz de Fora, Vander Montesse.
A rua havia sido projetada inicialmente para passar dentro do terreno adquirido pela entidade para a construção da nova unidade de ensino. O remanejamento da via contou com o apoio da Prefeitura, possibilitando a fusão da área. As obras foram executadas pelo Sistema Fiemg. Há um ano, a Câmara Municipal aprovou a mensagem do Executivo 4.235, que dispunha sobre a desafetação (perda do vínculo jurídico sobre uma propriedade) e a permuta de imóveis no Mariano Procópio, possibilitando a união do terreno localizado próximo ao Shopping Jardim Norte.
A nova escola terá capacidade para atender 2.400 alunos do ensino fundamental II, ensino médio integrado e ensino profissionalizante e deve gerar, pelo menos, 200 postos de trabalho. De olho no interesse da M. Dias Branco em construir uma fábrica de massas e biscoitos, um moinho e um centro de distribuição na cidade, a unidade também pode direcionar o ensino profissionalizante para o ramo de alimentação. O projeto prevê, além da capacitação de mão-de-obra para o setor, a disponibilização de um laboratório específico, capaz de certificar a qualidade da matéria-prima adquirida pelas indústrias do ramo, como a M. Dias Branco. Os investimentos da escola nessa primeira fase chegam a R$ 11 milhões. Ao todo, o empreendimento contará com um aporte de cerca de 40 milhões para ser finalizado.
Licitação
De acordo com a Fiemg, os preparativos da licitação para a construção do complexo já começaram. A expectativa é que, em cerca de seis meses, seja possível conhecer a empresa responsável pelos trabalhos. As obras propriamente ditas devem se estender por cerca de três anos. A escola, com cerca de 12 mil metros quadrados de área construída, deve estar pronta para ser inaugurada entre o final de 2019 e o início de 2020.
Conforme Campolina, a intenção é que a unidade seja modelo na região, que já concentra fábricas de sucos, biscoitos, massas e pães. Durante a visita, o prefeito agradeceu a parceria da Fiemg, reconheceu a importância da implantação da nova unidade Sesi/Senai e destacou os ganhos para o município. Campolina lembrou que o empreendimento irá elevar o fluxo de pessoas na região durante todo o dia, impactando diretamente os setores de comércio e serviços. O presidente regional destacou, ainda, que os postos de trabalho já começam a ser gerados com o início da execução das obras.
Hoje existem duas unidades Senai em funcionamento no município: CFP José Fagundes Netto e CDI Luiz Adelar Scheuer. Nelas, são oferecidos cursos técnicos que beneficiam cerca de 700 alunos.