Retomada de voos comerciais no Aeroporto da Serrinha depende de estudos técnicos
Estudo completo, realizado pela Infraero, deve ser entregue aos órgãos competentes em até 150 dias
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) iniciou estudos técnicos no Aeroporto Municipal Francisco Álvares de Assis, o Serrinha, para viabilizar a retomada de voos comerciais. O anúncio de que o aeródromo voltaria a operar plenamente, inclusive com voos abertos ao público em geral, foi dado pelo secretário de Segurança Urbana e Cidadania, Fernando Tadeu David, em vídeo publicado nas redes sociais da Prefeitura (PJF), na última terça-feira (14). O secretário, no entanto, não citou datas.
Em contato com a Tribuna, o gestor da Infraero no Serrinha, Luiz Gustavo Schild, afirmou que, para que a retomada seja possível, é preciso vencer uma fase de estudos, que será dividida em três etapas. A expectativa é que dentro de 60 a 90 dias, os primeiros levantamentos sejam apresentados. O estudo completo deve ser entregue aos órgãos competentes em até 150 dias. “A partir daí, o objetivo é enquadrar o aeroporto dentro dos requisitos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Força Aérea Brasileira, para que planos de ação sejam estabelecidos e intervenções necessárias sejam feitas.”
Schild ainda afirmou que os voos comerciais dependem do interesse das empresas aéreas em oferecer seus serviços no terminal. “Com o aeroporto regularizado, dentro de todas as normas, nós podemos ficar aptos a procurar uma frota comercial e colocar em posição dos usuários essas linhas aéreas.” A expectativa é que o terminal receba voos com capacidade para até 80 passageiros, com fluxo médio de decolagens, que pode variar conforme as condições do tempo.
Para o secretário Fernando Tadeu David, o retorno dos voos comerciais vai permitir a conexão de Juiz de Fora com capitais e cidades do interior. “Isso é muito bom, pois ajuda no desenvolvimento da cidade, gera emprego e renda. É importante que a gente tenha um aeroporto que sirva para todas as pessoas do município.”
Gestão foi iniciada esta semana
A Infraero iniciou a administração do Aeroporto da Serrinha na última segunda-feira (13) e já é responsável pela gestão do terminal, vistorias, inspeções, gerenciamento de tarefas, gestão de contratos comerciais e comercialização de áreas internas do aeroporto, entre outros.
O Aeroporto da Serrinha tem dimensão total de aproximadamente 352.451,00 m². Fica situado à Avenida Prefeito Mello Reis, sem número, no Bairro Santos Dumont. O equipamento conta com pista de pouso e decolagem de 1.535m de comprimento e terminal de passageiros de 233 m².
O contrato com a empresa pública de prestação de serviços técnicos especializados de gestão e operação aeroportuária para o Aeroporto de Juiz de Fora (SBJF) foi publicado na quinta-feira passada, no Diário Oficial Eletrônico do Município (Atos do Governo), no valor de R$ 5.275.066,10 e tem vigência de 24 meses.