Retomada de voos comerciais no Aeroporto da Serrinha depende de estudos técnicos

Estudo completo, realizado pela Infraero, deve ser entregue aos órgãos competentes em até 150 dias


Por Mariana Floriano, sob supervisão da editora Fabíola Costa

15/06/2022 às 18h42

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) iniciou estudos técnicos no Aeroporto Municipal Francisco Álvares de Assis, o Serrinha, para viabilizar a retomada de voos comerciais. O anúncio de que o aeródromo voltaria a operar plenamente, inclusive com voos abertos ao público em geral, foi dado pelo secretário de Segurança Urbana e Cidadania, Fernando Tadeu David, em vídeo publicado nas redes sociais da Prefeitura (PJF), na última terça-feira (14). O secretário, no entanto, não citou datas.

Em contato com a Tribuna, o gestor da Infraero no Serrinha, Luiz Gustavo Schild, afirmou que, para que a retomada seja possível, é preciso vencer uma fase de estudos, que será dividida em três etapas. A expectativa é que dentro de 60 a 90 dias, os primeiros levantamentos sejam apresentados. O estudo completo deve ser entregue aos órgãos competentes em até 150 dias. “A partir daí, o objetivo é enquadrar o aeroporto dentro dos requisitos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Força Aérea Brasileira, para que planos de ação sejam estabelecidos e intervenções necessárias sejam feitas.”

PUBLICIDADE

Schild ainda afirmou que os voos comerciais dependem do interesse das empresas aéreas em oferecer seus serviços no terminal. “Com o aeroporto regularizado, dentro de todas as normas, nós podemos ficar aptos a procurar uma frota comercial e colocar em posição dos usuários essas linhas aéreas.” A expectativa é que o terminal receba voos com capacidade para até 80 passageiros, com fluxo médio de decolagens, que pode variar conforme as condições do tempo.

Para o secretário Fernando Tadeu David, o retorno dos voos comerciais vai permitir a conexão de Juiz de Fora com capitais e cidades do interior. “Isso é muito bom, pois ajuda no desenvolvimento da cidade, gera emprego e renda. É importante que a gente tenha um aeroporto que sirva para todas as pessoas do município.”

Gestão foi iniciada esta semana

A Infraero iniciou a administração do Aeroporto da Serrinha na última segunda-feira (13) e já é responsável pela gestão do terminal, vistorias, inspeções, gerenciamento de tarefas, gestão de contratos comerciais e comercialização de áreas internas do aeroporto, entre outros.

O Aeroporto da Serrinha tem dimensão total de aproximadamente 352.451,00 m². Fica situado à Avenida Prefeito Mello Reis, sem número, no Bairro Santos Dumont. O equipamento conta com pista de pouso e decolagem de 1.535m de comprimento e terminal de passageiros de 233 m².

O contrato com a empresa pública de prestação de serviços técnicos especializados de gestão e operação aeroportuária para o Aeroporto de Juiz de Fora (SBJF) foi publicado na quinta-feira passada, no Diário Oficial Eletrônico do Município (Atos do Governo), no valor de R$ 5.275.066,10 e tem vigência de 24 meses.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.