PIB mineiro recua 0,7% entre julho e setembro

Retração verificada foi impulsionada pelo setor agrícola


Por Gracielle Nocelli

14/12/2017 às 16h33

Setor têxtil foi um dos que mais cresceu no estado (Foto: Marcelo Ribeiro)

O Produto Interno Bruto (PIB) mineiro recuou 0,7% no terceiro trimestre de 2017 em comparação com o segundo. A queda foi impulsionada pelo desempenho do setor agropecuário, que apresentou retração de 8,4% no período. Desta forma, mesmo com a expansão dos serviços e da indústria, não foi possível equilibrar os impactos negativos da atividade agropecuária. Apesar disso, a expectativa é de encerrar o ano com crescimento de até 0,6% na economia mineira. As informações são do boletim informativo divulgado pela Fundação João Pinheiro (FJP) nesta quinta-feira (14).

A retração na atividade agropecuária se deu por conta da diminuição do volume de café extraído, conforme explica o pesquisador da Diretoria de Estatística e Informações da FJP, Glauber Silveira. “O café é o principal produto agrícola da planta mineira e, por isso, esta queda na extração refletiu diretamente na economia.” Para ele,o resultado negativo não é motivo de preocupação. “Foi uma situação pontual. O PIB estava em crescimento nos trimestres anteriores.”

PUBLICIDADE

Ele destaca o desempenho positivo de outros setores. Os serviços registraram aumento de 0,7% entre julho e setembro. “A nossa principal atividade, responsável por dois terços da economia mineira, se manteve numa trajetória de crescimento”, observa. Segundo ele, os saques das contas inativas do FGTS contribuíram para esta expansão. “Foi um processo que começou no segundo trimestre, mas ainda trouxe impactos positivos no terceiro.” Na pesquisa da FJP, o comércio está atrelado aos serviços.

Ainda na análise por setores, a indústria verificou avanço de 0,2%. “Os segmentos de fabricação de têxteis, máquinas e equipamentos, e veículos automotores foram os que mais cresceram. A construção civil ainda apresenta taxas negativas, e é quem mais sofre com a crise econômica dos últimos dois anos.”

No acumulado de janeiro a setembro de 2017, o PIB mineiro registrou crescimento de 0,1%. A expectativa é que o ano seja encerrado com crescimento da economia estadual. “A nossa projeção é de aumento entre 0,4% e 0,6%.”

No país
O PIB do país cresceu 0,1% no terceiro trimestre deste ano. “No cenário nacional, a agropecuária também sofreu retração (-3%), porém, em magnitude bem menor do que a observada no estado, o que ajuda a entender a estabilidade do PIB nacional”, informou a FJP. A projeção é de aumento entre 0,6% e 0,8% para 2017.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.