Fábrica do ILCT volta a operar em junho


Por Bárbara Riolino

12/05/2015 às 12h25- Atualizada 12/05/2015 às 15h31

Olavo Prazeres/12-05-15
Evento hoje marcou os 80 anos do instituto (Olavo Prazeres/12-05-15)

A produção da fábrica-escola do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT) deve ser retomada em junho. O anúncio foi feito à imprensa na manhã desta terça-feira (12) pelo presidente da Epamig, Rui da Silva Verneque, antes de descerrar a placa comemorativa aos 80 anos do instituto, a serem completados nesta quinta-feira (14). A solenidade abriu oficialmente a programação da 36ª Semana do Laticinista, que traz uma programação repleta de palestras técnicas, voltadas para alunos, pesquisadores e profissionais do setor. O evento acontece na cidade até a próxima quinta, na sede do instituto, no Bairro Santa Terezinha.

A meta, segundo Verneque, é produzir queijos, requeijão, manteiga, doce de leite, bebidas lácteas e iogurte. “Queremos colocar a fábrica em operação real. Ela tem capacidade de industrializar 32 mil litros leite por dia, mas vamos iniciar com a capacidade mínima de oito mil litros. Ainda precisamos negociar com parceiros a matéria-prima e logística de distribuição”, disse. Ele reforçou que o selo do Serviço de Operação Federal (SIF) já foi recuperado e que, na próxima semana, o responsável técnico da fábrica será nomeado.

PUBLICIDADE

[Relaciondas_post]

A fábrica-escola esteve fechada por oito anos, quando foram realizadas reformas. O local é utilizado apenas para aulas práticas do curso técnico de leites e derivados ofertado pelo ILCT e para a pesquisa. Mesmo com a sua reabertura, não há perspectiva para criação de novos postos de trabalho. A fábrica deve operar com 15 funcionários, que já fazem parte do quadro do ILCT. A venda dos produtos acontecerá, a princípio, no ponto de venda do instituto.

80 anos
Durante a abertura da 36ª Semana do Laticinista, o presidente da Epamig pontuou que os 80 anos do ILCT não poderiam passar em branco. Assim, foi organizado um evento que traz consigo a essência do instituto, que é demonstrar a tecnologia por meio da prática, de forma a contribuir para o setor na região e no país. Além disso, o chefe-geral do ILCT, Leandro Viana, certificou que o Minas Láctea 2015 está mantido, assim como a realização da 42ª Exposição de Máquinas, Equipamentos, Embalagens e Insumos para a Indústria Laticinista (Expomaq), do Congresso Nacional de Laticínios, Exposição de Produtos Lácteos (Expolac) e do Concurso Nacional de Produtos Lácteos. O evento está marcado para julho.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.