Você + Empreendedor agiliza criação de Meis


Por Tribuna

12/04/2016 às 16h57

O juiz-forano que deseja formalizar ou criar o negócio próprio tem mais uma chance de se tornar um microempreendedor individual (MEI). Nos dias 13 e 14, a Prefeitura realiza a quarta edição do projeto Você+Empreendedor. Durante a ação, todos os serviços relativos à instituição da figura jurídica serão oferecidos, gratuitamente, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), localizado na Avenida Getúlio Vargas 200. O atendimento acontece das 9h às 17h. A cidade ocupa o quarto lugar no ranking mineiro de formalizações, com 17.585 MEIs em 2015, 26,5% a mais do que o verificado no ano anterior (13.901). O percentual de crescimento é um pouco superior à média mineira (23,34%).
Nas edições anteriores, a iniciativa foi realizada nas regiões central, Norte e Sudeste. O balanço da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Geração de Emprego e Renda é que das mais de 450 pessoas atendidas no “Você+Empreendedor”, 227 saíram com o alvará de funcionamento como MEIs em mãos, em menos de 90 minutos. A proposta da ação, aliás, é simplificar, agilizar e desburocratizar o processo de formalização.
O interessado em formalizar o próprio negócio não precisa fazer inscrição prévia. Basta comparecer no CCBM nos dias do projeto com os documentos necessários: carteira de identidade (RG), CPF, título de eleitor e número do IPTU de onde exercerá a sua atividade. Caso a pessoa declare Imposto de Renda (IR), deverá levar o número do recibo. Durante o evento, também serão oferecidas orientações sobre linhas de crédito, gestão, certificado digital e vantagens diferenciadas para MEIs em serviços, como plano de saúde. Nesta edição, os participantes contarão, ainda, com palestras temáticas.
O evento é uma realização de Prefeitura, em parceira com Sebrae, Correios, INSS, Santander/Getnet, Faculdade do Sudeste Mineiro (Facsum) e Unimed.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.