Cisdeste homologa resultado de concurso

Consórcio ofereceu 499 vagas para o Samu; candidatos cobraram homologação junto ao MP


Por Gracielle Nocelli

10/07/2018 às 14h04

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (Cisdeste) homologou o resultado do concurso público que ofereceu 499 vagas para 17 cargos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu), com lotação em 26 municípios da Zona da Mata. A classificação está disponível para consulta nos sites www.cisdeste.com.br e www.ibgpconcursos.com.br. A homologação coloca fim à espera dos candidatos que prestaram provas em outubro do ano passado e aguardavam a conclusão do certame. Um grupo de cerca de 50 pessoas chegou a acionar o Ministério Público para verificar o andamento da seleção, alegando que não havia expectativas de convocação, e a instituição continuava realizando contratações temporárias para manutenção dos serviços.

As vagas oferecidas foram para analista administrativo, assistente administrativo, auxiliar administrativo, auxiliar de regulação, auxiliar em farmácia, condutor socorrista, contador, enfermeiro, estatístico, farmacêutico, operador de frota, mecânico, médico, motorista, psicólogo, técnico de enfermagem e técnico em segurança do trabalho. Os salários chegam a R$ 7.050. De acordo com o Cisdeste, a homologação se deu em todos os cargos, “com exceção do emprego público permanente de médico para a base descentralizada de Leopoldina, por força de determinação judicial”.

PUBLICIDADE

Em matéria publicada pela Tribuna, em junho, o Consórcio informou que “ações judiciais e dificuldades financeiras impediam a homologação e a gradativa nomeação dos classificados”. Questionado sobre as contratações temporárias, declarou que “demissões e admissões relativas ao concurso possuem impacto orçamentário maior se comparado aos temporários”. Na ocasião, também ressaltou que, por se tratar de um serviço de urgência e emergência, voltado a aproximadamente 1,6 milhão de habitantes da Zona da Mata, não poderia correr o risco de interrupção.

Com a homologação do concurso, além de Juiz de Fora, devem ser contemplados os municípios de Carangola, Leopoldina, Lima Duarte, Muriaé, Santos Dumont, Ubá, Espera Feliz, Fervedouro, Andrelândia, Bicas, Bom Jardim de Minas, Goianá, Matias Barbosa, Rio Preto, São João Nepomuceno, Além Paraíba, Astolfo Dutra, Cataguases, Laranjal, Miraí, Patrocínio do Muriaé, Ervália, Rio Pomba, Senador Firmino e Visconde do Rio Branco.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.