Contra pessimismo, lojistas apostam em vendas on-line

Vendas por mídias sociais e delivery são estratégias para comemoração de uma das datas mais importantes para o comércio 


Por Vívia Lima

10/06/2020 às 21h30- Atualizada 11/06/2020 às 19h41

Foto: Divulgação

A data mais romântica do ano será amarga para o comércio de rua de Juiz de Fora. Pelo menos é com essa expectativa que entidades que representam o setor, veem o Dia dos Namorados, comemorado na próxima sexta-feira (12). A perspectiva ruim se deve à pandemia que isolou todo o mundo diante do novo coronavírus. Apesar disso, lojistas enfrentam a situação apostando em produtos diferenciados, vendas por mídias sociais e delivery.

Apostando nas flores, a Floricultura Dois Amores, na Rua Santa Rita, preparou um catálogo temático com diversas opções de presentes e composições de flores: com vinhos, pelúcia e chocolates. “Temos apostado nos buquês e em kits que contam com descontos especiais.” Por meio de mídias sociais, a equipe de vendas apresenta o catálogo ao cliente, que, por sua vez, escolhe o que deseja. “Mandamos os presentes com cartões. Temos diversos tipos de produtos para atrair todos os clientes e a todos os bolsos”, disse  Renê Mendonça, designer floral e proprietário do estabelecimento.

PUBLICIDADE

Como todo ano, o vestuário tem se mostrado uma grande aposta, Daiana Alvim sócia da loja Espaço Flores de Maria, no Marechal Center. Segundo ela, neste momento, as atenções estão voltadas para o e-commerce. “Criamos  uma estratégia em que enviamos opções diretamente para os namorados escolherem o que combina com seu amor”, garantiu. Para atrair a clientela, a loja promete descontos, além de parcerias com outros estabelecimentos, como lojas de acessórios e sapatos. “Neste momento, quando os namorados, possivelmente, irão investir menos nos presentes, pensamos em valores acessíveis para manter nosso fluxo de vendas e não sentir uma queda tão brusca, o que tem trago resultados positivos”. A loja está trabalhando com delivery e incluiu o serviço de drive-thru, a fim de otimizar as entregas.

Na contramão das perspectivas negativas, a personal bronze Daniele Maciel, conhecida como Danny Bronze, percebeu o número de clientes crescer para o Dia dos Namorados. Ela, que há cinco anos atua no mercado de bronzeamento natural, revelou que embora tenham sido necessárias adequações no atendimento, com diminuição de clientes no espaço de uma única vez, a busca pelo corpo bronzeado, mesmo às vésperas do inverno, já é maior em relação ao ano passado. Sem apresentar dados, Daniele garantiu que, neste ano, o público é bem maior no comparativo com 2019. “Conseguirmos estar dentro das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e continuamos tomando os cuidados de higiene e esterilização dos materiais em todo o espaço, medidas já tomadas anteriormente. Adicionamos uso de máscaras e álcool”.

Entidades têm pior perspectiva dos últimos tempos

Apesar de esforço dos lojistas, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Juiz de Fora (CDL), Marcos Casarim faz uma avalição pessimista. “Esse é o pior Dia dos Namorados da história para o comerciante da nossa cidade. Ainda teremos o decreto que vai afetar os barres”, afirmou, fazendo referência à decisão tomada pelo Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 pelo fechamento deste tipo de estabelecimento, na última terça-feira (9). A decisão será publicada no Diário Oficial do Município nesta sexta-feira (12).

Vinhos, flores e chocolates são algumas opções de presentes comprados pelo e-commerce (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
Profissional disse que apesar da pandemia, sua clientela aumentou de forma significativa para esse Dia dos Namorados (Foto: Arquivo Pessoal)

Para Casarim, o cenário de incertezas ante à crise econômica que se instalou mudou de forma drástica a percepção da data pelos casais. “Tivemos mais de cinco mil demissões. Como essas pessoas irão frequentar restaurantes, comprar presentes? Já estamos há mais de 80 dias de portas fechadas, a economia não suporta isso. Tudo reflete no comportamento do consumidor.”

A visão pessimista para a data é também compartilhada pelo Sindicato do Comércio de Juiz de Fora (Sindicomércio). Para seu presidente, Emerson Beloti, “teremos o pior Dia dos Namorados dos últimos anos, visto que o setor de vestuário, calçados, bolsas e eletroeletrônicos estão fechados. Assim como da mesma forma, as floriculturas”. De forma geral, em Juiz de Fora não é diferente de outras cidades em que tais segmentos são os mais procurados como opções de troca de presentes entre casais. “Por isso, essa dedução lógica. O sistema de delivery e redes sociais é um recurso, mas longe de dizer que teremos aumento das vendas.”

Beloti acrescentou ainda que o G12, grupo de entidades representativas empresariais de Juiz de Fora, está se movimentando para conversar com o comitê estadual, que estabelece critérios de combate ao coronavírus dentro do Minas Consciente. “Devemos colocar nossos pontos, especialmente sobre esse equilíbrio que precisa haver para que a saúde e a economia caminhem com a responsabilidade devida para sua reabertura.”

Shoppings buscam alternativas

Os shoppings da cidade, que reabriram de forma parcial em Juiz de Fora esta semana, adotaram medidas de adequação para atender os clientes no Dia dos Namorados. O Independência Shopping, no Bairro Cascatinha, também preparou uma ação que se chama “Ciclo do Bem”, que funciona da seguinte forma: o cliente adquire um voucher no valor de R$ 100 no estabelecimento de sua preferência e recebe R$ 20 de volta usando o app AME digital. Ou seja, os lojistas recebem o valor antecipado e você garante apoio à sua loja favorita. O cliente pode pedir o produto pelas redes sociais para receber em casa ou ainda retirar na unidade, também pelo drive trhu. A ação ocorre até o dia 30 de junho.

O conteúdo continua após o anúncio

Já as lojas do Santa Cruz Shopping, que se enquadram na onda verde, estão funcionando de segunda a sábado, das 12h às 20h. O acesso é feito pela portaria da Rua São Sebastião e pela Rua Benjamin Constant. Os serviços de delivery e drive thru também estão disponíveis na unidade.

O Mister Shopping, por sua vez, também aderiu à forma de compra on-line e retirada de produto no local. A transação pode ser feita em até 15 minutos, sem a cobrança do valor de estacionamento. O shopping lembra que só será autorizada a entrada de clientes utilizando máscaras e higienizando as mãos com álcool 70. Em todas as unidades é obrigatório o uso de máscara.

Tópicos: coronavírus

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.