Comércio terá primeira data comemorativa com as portas abertas

Lojistas alertam sobre compras de última hora, que ficarão restritas devido às medidas de isolamento


Por Gracielle Nocelli

09/10/2020 às 08h45- Atualizada 09/10/2020 às 09h53

Com a pandemia da Covid-19, mais uma data comemorativa será celebrada de forma atípica em 2020. O Dia das Crianças, que acontece na próxima segunda-feira (12) e é considerado um dos principais atrativos do calendário comercial. E este ano deve apresentar redução de até 50% nas vendas em comparação com 2019, conforme expectativa do comércio de Juiz de Fora.

Apesar do aumento da demanda verificado na última semana, sobretudo nas lojas de brinquedos, a movimentação não deve ser suficiente para igualar o resultado de 2020 ao do ano anterior.

PUBLICIDADE

“Não tivemos feiras para apresentação de lançamentos de produtos, como acontece todo ano. Na verdade, estamos enfrentando uma dificuldade de abastecimento de estoque”, afirma o gerente do Armarinho Domith, Assed José Domith.

De acordo com ele, outra situação que impacta diretamente as vendas é o sistema de controle de pessoas para assegurar o distanciamento social. “Os consumidores têm o hábito de deixar as compras para última hora. Mas agora precisamos adotar uma restrição de atendimentos para evitar aglomeração.”

Reconhecendo a impossibilidade de atingir os mesmos resultados de 2019, o gerente geral da loja Terra Encantada, Geraldo Pinto Filho, mantém o otimismo. “O movimento aumentou nos últimos dias, e a procura pelos produtos tem sido bem variada. Esperamos bons resultados dentro de todo o contexto que vivemos.”

Dia das crianças diferente para o comércio

Conforme o presidente do Sindicato do Comércio de Juiz de Fora (Sindicomércio-JF), Emerson Beloti, o Dia das Crianças será diferente. “Não tivemos as contratações temporárias que funcionam como termômetro do setor. Se o comércio abre vagas é porque ele vai bem”, analisa. “No entanto, vai ser a primeira data comemorativa do ano com as lojas funcionando. Então, apesar da expectativa de queda das vendas em relação a 2019, com certeza, teremos resultados melhores do que os dos dias das Mães, dos Pais e dos Namorados.”

LEIA MAIS
Movimento nas ruas deixa comércio otimista

Lojistas alertam sobre compras de última hora, que ficarão restritas devido às medidas de isolamento (Foto: Fernando Priamo)

De olho no bolso, consumidores vão às compras

Para não deixar de comemorar a data, apesar de todas as restrições impostas pela pandemia, a designer gráfico Carla Cristina de Souza foi às compras na última quarta-feira (7). Tia de quatro sobrinhos, com idades entre cinco e 13 anos, e mãe da pequena Marina, de dez meses, ela optou pelas lembrancinhas. “A família tem o costume de presentear no Dia das Crianças, e não queria deixar passar em branco. Eles não têm consciência de todo o contexto e da crise. Por amor, a gente dá um jeitinho.”

Também de olho nos preços, a professora Luciana Mendes irá presentear os três sobrinhos, que têm entre três e oito anos. “Eles merecem muito! São a alegria da família nesse momento difícil de isolamento. Vou comprar lembrancinhas agora para poder dar um presente melhor no Natal.”

O conteúdo continua após o anúncio

Horários
No sábado (10), o comércio de rua está autorizado a funcionar até 18h, conforme acordado entre o Sindicomércio-JF e o Sindicato dos Empregados no Comércio (SEC-JF). Já os shoppings seguem horários próprios. Em todas as lojas, de acordo com decreto municipal, é obrigatório usar máscaras.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.