Infraero inicia operação no Aeroporto da Serrinha na segunda-feira

Contrato em valor superior a R$ 5 milhões foi firmado nesta quinta-feira e terá duração de 24 meses


Por Carolina Leonel

09/06/2022 às 19h23- Atualizada 09/06/2022 às 20h17

A partir do meio-dia da próxima segunda-feira (13), a operação e a gestão do Aeroporto Francisco Álvares de Assis, o Aeroporto da Serrinha, fica sob a gestão da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), empresa pública federal vinculada à Secretaria de Aviação Civil, que administra aeroportos brasileiros. A informação foi anunciada pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), nesta quinta-feira (9), que avalia a parceria como “mais um passo para o desenvolvimento da cidade”.

A informação havia sido antecipada pela Tribuna no fim de abril, quando a PJF apontou ter “entendimentos avançados” com a estatal. Até então, o Aeroporto da Serrinha estava sob administração da AMD Estações de Telecomunicações e Tráfego Aéreo, que também atua no Terminal Rodoviário Miguel Mansur. A empresa chegou a obter, na Justiça Federal, uma decisão liminar para barrar a entrada da Infraero como nova administradora do Serrinha, o que não se concretizou.

PUBLICIDADE

Para o secretário de Mobilidade Urbana (SMU) da PJF, Tadeu David, a parceria traz novas perspectivas econômicas para o Município, com outras possibilidades de investimentos. “A cidade ficará mais integrada a outros centros comerciais e estratégicos do país. É uma notícia muito boa, é um presente para Juiz de Fora ter uma empresa com a infraestrutura e a experiência da Infraero na operação do nosso aeroporto.”

O contrato com a empresa pública de prestação de serviços técnicos especializados de gestão e operação aeroportuária para o Aeroporto de Juiz de Fora (SBJF) foi publicado nesta quinta, no Diário Oficial Eletrônico do Município (Atos do Governo), no valor de R$ 5.275.066,10 e tem vigência de 24 meses.

Segundo o representante da Infraero, Luiz Gustavo Shild, os primeiros meses serão de muito trabalho. “São muitas questões de infraestrutura que precisamos regularizar, principalmente na pista, para garantir toda a segurança das empresas que já operam e vão operar no aeroporto. Vamos empenhar toda nossa experiência e nossos esforços para que Juiz de Fora tenha voos mais altos.”

O Aeroporto da Serrinha tem dimensão total de aproximadamente 352.451,00 m². Fica situado à Avenida Prefeito Mello Reis, sem número, no Bairro Santos Dumont. O equipamento conta com pista de pouso e decolagem de 1.535m de comprimento e terminal de passageiros de 233 m².

Em contato com a Tribuna na noite desta quinta-feira, o diretor da AMD, Marco Nicolau, lamentou que o Município tenha dado preferência a uma “empresa de fora”. Conforme Nicolau, a empresa “lutou por quatro anos” para conseguir novamente a concessão do aeroporto e investiu no Serrinha ao longo deste período. “Fomos até onde deu. Queríamos fazer o melhor para a cidade”, afirmou, lembrando que a AMD é uma empresa juiz-forana. Segundo o diretor, a empresa agora focará na administração de outros 43 aeroportos que opera no país.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.