Metalúrgicos fecham entrada de empresa
Manifestação ocorreu após a morte de profissional terceirizado, em acidente de trabalho na última terça dentro da empresa
O Sindicato dos Metalúrgicos de JF e Região realizou, nesta sexta-feira (8), uma manifestação denominada “Ato pela vida” na Nexa, ex-Votorantim Metais, que teve um trabalhador morto por um acidente de trabalho na última terça. Com o apoio da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos de Minas e de outras centrais sindicais, o sindicato bloqueou a entrada dos trabalhadores por cerca de uma hora e 30 minutos. Segundo o presidente da entidade, João César da Silva, a empresa vem apresentando problemas há algum tempo. Situações que geraram inúmeras denúncias de trabalhadores ao órgão.
“A empresa precisa tomar providências urgentes para garantir a segurança das pessoas. Já encaminhamos a denúncia a vários órgãos como o Ministério Público, o Ministério do Trabalho, o Departamento de Saúde do Trabalhador da Prefeitura e a Polícia Civil.” Ele lamentou que, mesmo com a cobrança feita anteriormente, tenha sido necessário perder uma vida para chamar a atenção para essa situação. “Nosso companheiro era terceirizado, não foi dado a ele tratamento adequado. Orientamos os funcionários que não façam atividades que envolvam risco.”
Em nota, a Nexa lamentou o ocorrido. “A empresa está prestando toda a assistência necessária à sua contratada (SF), no que tange ao atendimento aos familiares, ao mesmo tempo que está empenhada na apuração das causas, prestando as informações cabíveis aos órgãos competentes.”