Em meio à pandemia, comércio se prepara para Dia das Mães atípico

Lojistas apostam no e-commerce para garantir vendas na data considerada a segunda melhor depois do Natal


Por Vívia Lima

07/05/2020 às 07h03- Atualizada 07/05/2020 às 07h47

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que a crise provocada pelo novo coronavírus vai acarretar uma queda histórica no volume de vendas no varejo no Dia das Mães deste ano. Em comparação com o ano passado, a entidade projeta um encolhimento de 59,2% no faturamento real do setor na data, considerada a segunda mais importante no calendário varejista brasileiro.

Por outro lado, levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela que 68% dos brasileiros pretendem presentear nesta data e, apesar de ser o menor índice dos últimos três anos, esses são os clientes que estão na mira dos lojistas.

PUBLICIDADE

Este ano, a data vem recheada de medidas de proteção para evitar a proliferação da doença. Mas, durante o momento de incertezas, muitos lojistas de Juiz de Fora estão adaptando o negócio às mudanças e aos novos hábitos de consumo.

Grávida, Daiana Alvim criou estratégias para presentear outras mães, como ela (Foto: divulgação)

Com os problemas gerados devido a Covid-19, preparar-se para impulsionar as vendas neste período é mais do que necessário para, pelo menos, manter a receita do estabelecimento. E assim tem feito empresários entrevistados pela Tribuna às vésperas da data.

Proprietária da loja Flower, especializada em roupas femininas localizada na Rua Braz Bernardino, Soraya Nicolau Zaka aposta nas redes sociais como ferramenta para alavancar as vendas. Ela, que nunca imaginou precisar higienizar embalagens de tudo aquilo que adquire ou vende, vê no e-commerce a grande oportunidade para este Dia das Mães. “Estamos investindo mais ainda nas redes sociais, gerando bastante conteúdo e conquistando novos clientes. O delivery vem automaticamente. Também oferecemos à cliente experimentar a roupa em casa, como um diferencial”, aposta.

De acordo com a empresária, a expectativa de vendas não irá superar a do ano anterior. “Muitas clientes não têm a facilidade de efetuar suas compras on-line. Apesar disso, estamos com promoções de até 25 % em todas as redes sociais, inclusive com um presente especial para o dia das mães, por meio de um sorteio em nosso Instagram.

Apostando nos mesmos moldes, Daiana Alvim, sócia da loja Espaço Flores de Maria, localizada na Rua Marechal Deodoro, em pleno Centro de Juiz de Fora, teve que fechar as portas em virtude do decreto municipal proibindo o funcionamento de boa parte do comércio.

Diante disso, ela, que desfrutava de 80% das vendas presenciais, não teve outra opção para manter a marca no mercado que não o meio virtual. Para isso, investiu no on-line, com entregas em toda cidade e envios para todo Brasil. “Estávamos projetando um aumento mínimo de 10% nas vendas, no entanto, com o fechamento da loja física, estamos estimando queda quando comparado ao passado. Mas estamos otimistas, pois o Dia das Mães é nosso segundo Natal e, mesmo com as incertezas do momento, já sentimos as vendas aquecidas.”
Na tentativa de estimular o consumo, a empresária tem lançado mão de ações promocionais e investido em campanhas de conscientização e solidariedade, e, principalmente, no atendimento de qualidade, ofertando brindes aos clientes. “Não tem sido fácil enfrentar toda essa crise, mas estamos nos reinventado”, garantiu Daiana Alvim.

Soraya Zaka destaca o desafio diário de manter as vendas em tempos de pandemia (Foto: Divulgação)

Se reinventar é o que a proprietária da Flower também tem feito. “Tem sido um desafio diário. Estamos apostando em novas coisas e nos reinventando em todos os aspectos. Temos a consciência de que passar por isso neste momento é necessário para o bem de todos. Datas comemorativas vem e vão. Se Deus quiser, isso vai passar e em outras datas poderemos comemorar juntos”, reafirmou Soraya Zaka.

Consumidores devem evitar exagero nos gastos

As formas alternativas que têm sido usadas como estratégicas para alavancar as vendas diante da pandemia, apresentadas à Tribuna, são consideradas excelentes para garantir o consumo da clientela, atesta o economista Luiz Antônio de Lima Júnior. Em seu canal no Youtube “Desta vez é diferente”, criado em meio ao coronavírus, ele, juntamente da também economista Thaís Salzer, abordam assuntos ligados à economia de maneira descomplicada. Na outra ponta, para o consumidor, Lima Júnior reforça a importância de os clientes apostarem em presentes dentro da condição atual. “Empregos que antes eram estáveis a médio e longo prazo, agora não têm sido dessa forma. Pessoas estão sendo demitidas de seus postos de trabalho e isso deve ser levado em conta na hora de presentear. Tem que usar a racionalidade e procurar pagar as compras à vista, pois, no mês seguinte, não se sabe como será o cenário, que neste momento apresenta incertezas”, finalizou.

CDL desenvolve campanha para estimular vendas

Pensando em minimizar os efeitos da crise e impulsionar as vendas na data, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Juiz de Fora (CDL) desenvolveu uma campanha cujo objetivo é conscientizar a população da necessidade de continuar movimentando o comércio local, fortalecendo as empresas do município, comprando por delivery, por exemplo. “Dentro do possível, estamos tentando motivar o comerciante, mas estamos esbarrando no Poder Público que não permitiu a reabertura do comércio. Vemos no delivery a única alternativa para a sobrevivência das empresas”, acredita o presidente da CDL, Marcos Casarin.

O conteúdo continua após o anúncio

O presidente do Sindicato do Comércio (Sindicomércio), Emerson Beloti, acredita que a data apresenta grandes desafios para os empresários. “Teremos um Dia das Mães complicado para o comércio. Contudo, creio que temos de inovar, recorrendo à tecnologia, seja nas redes de contato por e-mail, face, Instagram e site. As promoções seguirão estas ferramentas, visto que o Poder Municipal não colocou data para reabertura das lojas, com responsabilidade de cuidados para proteção dos colaboradores e clientes.”

Apesar de o comércio ainda permanecer fechado, como medida restritiva para o enfrentamento da pandemia da Covid-19, na última terça-feira (5), a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) apontou para um caminho de retomada gradual das atividades. Como mostrado pela Tribuna, em reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19, o Município decidiu pela adesão ao programa Minas Consciente, que engloba uma série de protocolos definidos pelo Governo do estado, para possibilitar a volta às atividades de setores produtivos tendo como balizas dados apurados a partir de monitoramento constante da situação do coronavírus. As regras para a reabertura gradual do setor comercial foram anunciadas pelo governador Romeu Zema (Novo) no último dia 28 de março.

Shopping monta drive thru de presentes para o Dia das Mães

Para garantir as vendas e a troca de presentes no Dia das Mães , o Shopping Jardim Norte montou, em seu estacionamento, o esquema de drive-thru para que os clientes possam fazer a retirada das suas compras. Basta acessar o site da unidade pelo www.jardimnorte.com.br e conferir as lojas que aderiram à iniciativa.

Conforme o shopping, o atendimento será feito de maneira remota, por Whatsapp. Após esse primeiro contato, a retirada da compra será combinada entre loja e cliente, no horário entre 12h e 20h. O drive thru irá funcionar até o próximo domingo (10). Nesse período, o acesso ao estacionamento, cuja entrada será pela Avenida Brasil, onde os produtos serão retirados, será gratuito.

Tópicos: coronavírus

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.