‘Leão Solidário’ destina parte do IRPF para idosos em situação de vulnerabilidade

Campanha incentiva cidadãos e empresas locais a contribuírem com ações voltadas à população da terceira idade beneficiada pelo Fundo Municipal de Promoção ao Idoso


Por Tribuna

07/04/2022 às 11h40- Atualizada 07/04/2022 às 13h26

A partir desta quinta-feira (7), a população juiz-forana pode direcionar parte do Imposto de Renda para Pessoas Físicas a projetos destinados a idosos em situação de vulnerabilidade e ações para o envelhecimento ativo. Esse é o mote da campanha 2022 do Leão Solidário, iniciativa da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), que busca fomentar o Fundo Municipal de Promoção ao Idoso (Fumpi).

O programa Leão Solidário tem como objetivo mobilizar pessoas e empresas na contribuição com os projetos destinados à população idosa vulnerável. Segundo a Prefeitura, o valor arrecadado será destinado a políticas públicas de proteção ao público-alvo, além de ações de enfrentamento à violência contra pessoas idosas e nas áreas de cultura, esporte e lazer. A destinação não gera custo adicional ao contribuinte, caso haja valores a pagar à União, assim como não será deduzido valores de quem possui verba a receber.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Conforme a PJF, pessoas que realizaram a declaração do IRPF no modelo completo e que não efetuaram doações no ano anterior podem optar em destinar o imposto ao Fumpi via Leão Solidário. A soma de todas as deduções permitidas por lei não pode ultrapassar o limite de 6% do imposto devido anualmente. O Fundo, por sua vez, vai emitir recibo das doações e declarar os valores recebidos dos contribuintes.

O Fumpi busca arrecadar recursos e mecanismos de implementação dos planos, programas e projetos voltados para as políticas de apoio aos idosos no município. O Fundo é gerenciado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI).

Saiba como doar para o Leão Solidário

– Razão Social: Fundo Municipal de Promoção do Idoso de Juiz de Fora (Fumpi/JF)

– CNPJ: 31.041.422/0001-39

– Conta corrente: 41.165-5

O conteúdo continua após o anúncio

– Banco do Brasil – Agência: 2592-5

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.