Conta de luz fica 5,93% mais cara
A conta de luz dos consumidores residenciais mineiros ficará 5,93% mais cara a partir desta quarta-feira (8). O reajuste é referente à revisão tarifária que ocorre anualmente e deve atingir oito milhões de unidades consumidoras que são atendidas pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). O percentual foi autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) durante Reunião Pública realizada na manhã desta terça-feira (7).
Além da mudança na conta de luz residencial, foram definidos os novos valores na cobrança de energia para o setor agropecuário e industrial. Isso é estabelecido a partir da classificação de alta, baixa e média tensão. Para a primeira categoria, o percentual será de 8,12%, para a segunda 6,56% e para a terceira, 7,07%.
De acordo com a Aneel, o cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M, e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada, encargos de transmissão e encargos setoriais.