Mais de um milhão de cotistas ainda não sacaram cotas do PIS em Minas

Benefício está disponível para trabalhadores cadastrados entre 1971 e 4 de outubro de 1988


Por Fabíola Costa

06/09/2018 às 20h31

Termina, no dia 28 de setembro, o prazo para que cotistas do PIS com idade inferior a 60 anos possam retirar seu benefício. Por força da Lei 13.677/18 e do Decreto 9.409/18, os trabalhadores cadastrados no PIS entre 1971 e 4 de outubro de 1988 podem resgatar o PIS, independentemente da idade. No entanto, cerca de 1,1 milhão de mineiros ainda não realizaram o saque das cotas a que têm direito. O valor disponível para o Estado ultrapassa R$ 1,6 bilhão. Até o final de agosto, cerca de 874 mil cotistas mineiros sacaram o benefício, somando R$ 740 milhões em pagamentos. A Caixa Econômica Federal não divulgou números referentes a Juiz de Fora.

Para saber se tem direito, o trabalhador pode consultar o site www.caixa.gov.br/cotaspis, informando CPF ou NIS (usado para cadastrar em Bolsa Família e outros programas assistenciais) e a data de nascimento. O site mostra o valor que a pessoa tem a receber, mediante a informação da senha internet. O trabalhador que ainda não possuir login no site pode criar uma senha internet para conseguir efetuar a consulta. Para realizar o saque, o trabalhador deverá apresentar documento oficial de identificação com foto.

PUBLICIDADE

Também é possível se informar por meio do aplicativo Caixa trabalhador, que está disponível para download nas plataformas Android e IOS. O app é gratuito. Outras opções de atendimento são os terminais de autoatendimento, por meio do cartão do cidadão, ou o internet banking para correntistas da Caixa.

Os beneficiários legais, na condição de herdeiros, poderão comparecer a qualquer agência da Caixa, portando documento oficial de identificação e documento que comprove sua condição de herdeiro para realizar o saque. A retirada do benefício poderá ser realizada também por representante mediante procuração particular, com firma reconhecida, ou por instrumento público que contenha outorga de poderes para solicitação e saque de valores do PIS.

 

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.