Juiz de Fora tem baixa adesão para vagas temporárias do Censo 2022
São 520 vagas para recenseadores, além de 77 para agentes censitários na região
As inscrições para as vagas temporárias de recenseador e agente censitário do Censo 2022 estão abaixo do esperado em Juiz de Fora, seguindo fenômeno que ocorre em todos o país. De acordo com a Coordenadora do Censo Demográfico em Juiz de Fora, Ana Candida Gontijo, “para a vaga de recenseador espera-se dez candidatos por vaga. Como nós temos 520 vagas, nós esperávamos, pelo menos, 5.200 inscritos, mas está bem abaixo disso. Nós precisamos ter uma reserva técnica, porque muita gente se inscreve e não vai fazer a prova, ou se inscreve e não paga a taxa de inscrição”, explica.
Para o município, 520 vagas estão sendo ofertadas para o cargo de recenseador, além de 77 para agente censitário, distribuídas entre os municípios de Juiz de Fora, Belmiro Braga, Chácara, Coronel Pacheco e Piau. A coordenadora ainda esclarece que como as provas vão ser realizadas em horários diferentes, é possível que um mesmo candidato se inscreva para as duas vagas.
Inscrições vão até 21 de janeiro
Diante da baixa adesão, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) decidiu prorrogar as inscrições para as vagas temporárias do Censo 2022. Os interessados podem se inscrever até o dia 21 de janeiro pelo site da Fundação Getúlio Vargas.
Os recenseadores do IBGE atuarão diretamente na coleta das informações em mais de 70 milhões de domicílios, em todo o Brasil. A taxa de inscrição para recenseador é de R$ 57,50 e de R$ 60,50 para agente censitário, e pode ser paga até 16 de fevereiro. Com a prorrogação dos prazos, as provas foram adiadas de 27 de março para 10 de abril. Os exames objetivos serão realizados presencialmente seguindo os protocolos sanitários de prevenção da Covid 19. Pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico, têm direito a isenção do pagamento da taxa de inscrição.