Usuários poderão avaliar taxistas por aplicativo

Plataforma será disponibilizada a partir do serviço de monitoramento da frota e permitirá que usuário avalie condições do veículo e comportamento do condutor


Por Gracielle Nocelli

05/07/2017 às 07h00- Atualizada 05/07/2017 às 07h36

Sistema de biometria, monitoramento por GPS e videocâmera está interligado, e usuário poderá avaliar serviço (Foto: Fernando Priamo)

O novo sistema de monitoramento da frota de táxi de Juiz de Fora vai permitir ao usuário solicitar corridas de táxi por meio de aplicativo para smartphone ou web, avaliar a condição do veículo e o comportamento do taxista. O programa estará disponível a partir da implantação do processo de integração entre taxímetro, leitor biométrico e rastreador. As informações constam em resolução publicada pela Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) no Atos do Governo desta terça-feira (4). A Resolução nº 116 informa, ainda, como será a homologação das empresas que irão prestar o serviço e detalha os equipamentos utilizados.

O documento, porém, não estabelece prazo para que os 258 táxis licitados circulem nas ruas com o sistema em funcionamento. Inicialmente, a previsão era de que o monitoramento fosse implantado em março do ano passado. Posteriormente, o prazo foi prorrogado para janeiro deste ano. Agora, o Município deixou a data em aberto.

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Por meio do aplicativo, os usuários poderão consultar os veículos disponíveis em um mapa georreferenciado do município. A partir da localização, será feita a escolha do tipo de carro (convencional, adaptado ou híbrido) e o tamanho do bagageiro. Após informar o destino da corrida, a plataforma irá apresentar o valor aproximado. É permitido ao permissionário aceitar ou não a solicitação de viagem. A participação do taxista na plataforma de informações aos clientes é facultativa.

Os custos para a instalação dos equipamentos e a transmissão dos dados ficarão a cargo dos permissionários, que serão responsáveis por repararem eventuais falhas num prazo de 48 horas. Estas despesas já foram embutidas no reajuste de 6,8% da tarifa, praticado desde o dia 5 de maio. Em matéria publicada pela Tribuna, no dia 17 do mesmo mês, os juiz-foranos mostraram insatisfação por pagarem mais caro por serviços que ainda não estavam disponíveis.

A gerente do Departamento de Transporte Público, Andréa Júlia Gonzalez Santos, explica que a implantação do sistema de monitoramento exige tempo. “Ainda não conseguimos falar em prazo, mas o processo se inicia agora com a identificação das empresas aptas para realizar o serviço.” Reconhecendo o atraso no funcionamento da biometria na cidade, ela afirma que a nova resolução dá “mais clareza” ao processo de implantação, o que pode torná-lo mais ágil.

Empresas devem se apresentar na Settra

De acordo com Andréa, a Resolução nº 116 revoga as resoluções anteriores, de fevereiro e agosto de 2016. “Redigimos uma nova resolução que traz de forma mais detalhada os passos necessários para a homologação das prestadoras de serviço.” Ela comunica que os representantes de empresas aptas a fazerem a integração do taxímetro ao leitor biométrico e ao rastreador, dentro do formato detalhado pela Settra, podem se apresentar na sede da pasta (Rua Maria Perpétua 72, Ladeira).

O processo de homologação irá constar de verificação de documentos, aferição dos dados de campo e da plataforma durante dez dias e análise dos equipamentos exigidos. Estas ações serão realizadas por uma comissão já definida pela Settra. A empresa contratada deverá oferecer assistência técnica no município. O contrato entre permissionário e a prestadora de serviços homologada terá duração de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. A minuta do documento deverá ser aprovada pela Settra.

Monitoramento da frota em tempo real

O sistema contará com taxímetro com leitor biométrico, rastreador Automatic Vehicle Location (AVL) com utilização do GPS e o botão de pânico. Por meio destes equipamentos serão transmitidas informações para um banco central de dados pelo qual será realizado o monitoramento da frota em tempo real. Desta forma, a Settra irá acompanhar a localização do veículo, a distância percorrida no dia, o status (parado ou em circulação), os alertas de pânico, dentre outros aspectos. Parte destas informações serão disponibilizadas aos usuários por meio do aplicativo para solicitação de corridas.

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De acordo com a Settra, o sistema pretende garantir maior confiabilidade operacional ao serviço de táxi, permitindo a identificação e o monitoramento do condutor. Por meio da biometria, será feita a leitura da digital do condutor do veículo de forma que somente pessoas autorizadas pela Prefeitura possam atuar no serviço. A expectativa é que o monitoramento também ofereça mais segurança aos taxistas, inibindo assaltos e ações violentas.

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