3 Corações avança na compra das marcas de café Toko

Negociações estimadas em R$ 15 milhões envolvem marcas juiz-foranas de café, hoje arrendadas para outra empresa


Por Fabíola Costa

04/10/2017 às 07h00- Atualizada 05/10/2017 às 15h56

O Grupo 3 Corações está prestes a concluir a compra das marcas Toko e Café Toko de Juiz de Fora. Informações de bastidores dão conta de que as negociações envolveriam operação entre R$ 12 milhões e R$ 15 milhões. A notícia foi antecipada pelo presidente do grupo, Pedro Lima, ao “Valor Econômico”. Segundo o executivo, esta deve ser a segunda aquisição da empresa este ano. Em maio, o grupo arrematou, em leilão, a tradicional marca pernambucana Cirol e investiu, de imediato, R$ 20 milhões. A intenção de Lima, aliás, seria a mesma em relação à marca juiz-forana: fortalecê-la para que ela volte ao mercado. A 3 Corações, por meio de sua assessoria, confirmou as informações publicadas. A Tribuna não consegui contato com a direção da Toko.

Já a Café Bom Dia, de Varginha, que, em seu site, estampa a Toko como uma de suas marcas, afirmou que a marca juiz-forana era arrendada e que o Grupo 3 Corações estaria negociando a aquisição diretamente com o seu proprietário. Há duas semanas, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) não reconheceu ato de concentração na compra, pelo Grupo 3 Corações, das marcas pertencentes à Toko Logística e Distribuição. O despacho foi publicado no Diário Oficial da União no dia 20 de setembro. Conforme o texto, o não reconhecimento decorre do fato de a Toko não ter registrado faturamento mínimo de R$ 75 milhões em 2016, “motivando-se, assim, a conclusão de não obrigatoriedade de notificação da presente operação”.

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O Grupo 3 Corações atua em produção, comercialização e distribuição de produtos alimentícios e alguns serviços, especialmente os relacionados a café. Já a Toko é titular das marcas “Toko” e “Café Toko”, “que são utilizadas no produto café torrado e moído, comercializado, principalmente, nas regiões da Zona da Mata mineira e dos Lagos, no Estado do Rio de Janeiro”, cita o despacho do Cade divulgado pela Reuters.

A então torrefadora mineira de Juiz do Fora foi fundada na década de 1920 pelo cafeicultor Amélio José da Silva, o Sr. Amélio Toko, como era conhecido. Atualmente, a marca está sob o comando do empresário Almir Filho. Em 2009, foi anunciada a criação da Toko Participações e Empreendimentos S/A, holding criada para consolidar as operações da Toko Indústria e Comércio Exportação e Importação, que seria subdividida em sete segmentos, responsáveis por negócios relacionados à cadeia, como os de agropecuária, logística e distribuição, industrial e processamento e investimento. Na época, estava previsto investimento de R$ 100 milhões em novas unidades de produção. Com atuação em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, a Toko planejava atrair novos investidores à companhia para estimular seu crescimento.

Faturamento

Já a 3 Corações foi fundada em 1970 por Mauro Alvez, Jan Sérgio de Oliveira e Pedro Basílio. A empresa nasceu como uma pequena torrefadora e distribuidora de café, localizada no município de Santa Luzia, na grande Belo Horizonte. Na década seguinte, a marca ganhou projeção nacional. Para o presidente Pedro Lima, a empresa, cujo lucro chegou a R$ 188,8 milhões no ano passado, deve crescer entre 15% e 17% em 2017. Na sua opinião, há potencial de crescimento via aquisições, já que mais de 40% do mercado do café está nas mãos de pequenas e médias empresas.

 

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