IPVA tem redução média de 3,73%


Por Fabíola Costa

02/12/2014 às 15h58

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) terá redução média de 3,73% em 2015. A Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) divulgou, nesta terça-feira (2),  a tabela e a escala de pagamento do imposto, que começa no dia 19 de janeiro para veículos com placas de final 1. A consulta do valor a ser pago já está disponível no site da Fazenda estadual.

Mantendo a tradição, o contribuinte poderá optar pelo desconto de 3% no acerto em cota única ou parcelamento em três vezes iguais e consecutivas, com vencimentos em janeiro, fevereiro e março. Conforme a SEF, o valor emitido será de R$ 3,86 bilhões, alta de 13,53% ante o de 2014. A frota tributável é estimada em 8,67 milhões de veículos no estado, 5,73% a mais na comparação com o ano anterior.

PUBLICIDADE

O IPVA de veículos movidos exclusivamente a álcool têm desconto de 30% em relação ao mesmo automóvel movido a gasolina. A Taxa de Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV), no valor de R$ 77,60 e com vencimento em 31 de março de 2015, também já pode ser quitada a partir desta terça.

O pagamento pode ser feito diretamente nos terminais de autoatendimento ou guichês de caixa dos agentes arrecadadores autorizados: Banco do Brasil, Mais BB, Banco Postal, Bradesco, Itaú, Bancoob, Mercantil do Brasil, HSBC, Caixa Econômica Federal, Santander e casas lotéricas.

O não pagamento do IPVA nos prazos estabelecidos leva a multa de 0,3% ao dia (até o 30º dia), de 20% após o 30º dia e juros (Selic) calculados sobre o valor do imposto ou das parcelas, conforme o caso.

 

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.