Restaurante Popular abre as portas em Benfica


Por Fabíola Costa

02/08/2016 às 17h00- Atualizada 03/08/2016 às 16h41

restaurante_olavo
Olavo Prazeres/02-08-16

Depois de quase três anos de espera, o Restaurante Popular de Benfica foi inaugurado nesta terça-feira (2) e arrancou elogios de quem experimentou a refeição a R$ 2,50. O aposentado Sebastião Duque, conhecido como Tião da Feira, 72 anos, chegou às 10h15 e foi o primeiro cliente do estabelecimento. Ele considerou a comida saborosa e o preço acessível. “É melhor do que o almoço de casa”, garantiu, esbanjando bom humor. Já o aposentado Gilberto José da Silva, 56, mora no Bairro Santa Cruz e costuma ir ao Restaurante Popular localizado no Centro para se alimentar. “A comida é ótima, e o preço cabe no bolso”, elogia. Segundo Gilberto, com a inauguração da unidade na Rua Diogo Álvares, ele não precisará se deslocar até a Rua Halfeld. Benfica fica mais perto, comemora.

Segundo o secretário de Agropecuária e Abastecimento (SAA), Alfredo Faria, a expectativa é que sejam oferecidas mil refeições diárias, com possibilidade de ajuste de acordo com a demanda. O horário de funcionamento será de 11h às 14h, de segunda a sexta-feira. O investimento no núcleo chegou a R$ 1 milhão. O prédio, em dois pavimentos, possui 196 lugares no refeitório, com acessibilidade para idosos e pessoas com deficiência no primeiro andar. O equipamento conta com ventilação natural e estrutura ecossustentável. Segundo a Prefeitura, a licitação para aquisição de ar condicionado está em curso.

PUBLICIDADE

O projeto foi anunciado em 2013, e a perspectiva inicial era de inauguração em meados de 2014. De lá para cá, foram duas licitações, a primeira cancelada pela Prefeitura sob a alegação de problemas técnicos nas planilhas do edital. Para o secretário, não houve atraso na execução do projeto. A partir do resultado da concorrência, diz Faria, os equipamentos necessários para o início das operações foram construídos em conformidade com a estrutura física do espaço, culminando com a abertura das portas. No restaurante do Centro são oferecidas 1.800 refeições por dia, ao mesmo preço. O equipamento público completou quatro anos de funcionamento também nesta terça.

O cardápio oferecido em Benfica, a exemplo do restaurante central, é elaborado e balanceado. Segundo a nutricionista da SAA, Denise Soares, o alimento será preparado no Centro e transportado para a Zona Norte, com exceção de carnes e saladas, preparadas no local. A nutricionista destaca a preocupação de utilizar sal e óleo em quantidades reduzidas, além de saladas cruas, para preservar os nutrientes e as fibras dos alimentos. No cardápio do dia de inauguração estavam almeirão, salada de tomate, filé de frango grelhado, farofa de ovos, arroz e feijão carioca, além de fondant e refresco.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.