Moradores de JF e região reclamam de instabilidade da Vivo
Consumidores relatam problemas com sinal de celular, internet e atendimento
Moradores de Juiz de Fora, Tabuleiro e Pequeri, na Zona da Mata, enfrentam a ausência de sinal da operadora Vivo. Segundo eles, a instabilidade do serviço vem sendo percebida desde o início do ano, mas nos últimos dias a situação piorou com a interrupção total dos sinais de celular e internet. Há, ainda, relatos sobre a dificuldade de atendimento para a solução dos problemas. A orientação da Agência de Proteção e Defesa do Consumidor de Juiz de Fora (Procon-JF) é para que os consumidores formalizem as queixas junto aos órgãos de defesa municipais. Nas cidades em que não há atendimento local, os moradores podem formalizar a queixa pelo site consumidor.gov (www.consumidor.gov.br).
Um morador da cidade de Pequeri, que preferiu não se identificar, diz que vem enfrentando problemas desde o início do ano, mas a ausência total de sinal de celular e internet ocorre desde sexta-feira (31). “A qualidade do serviço piorou muito. Você está em uma ligação e tem que ficar parado, pois se mexer um pouco perde o sinal. Já a internet está sempre lenta”, relata. “Mas agora nada funciona, e estou incomunicável. É muito desrespeito com o consumidor que tem o compromisso de pagar as contas em dia, mas não vê de volta a responsabilidade da empresa de fazer a parte dela.”
Moradora de Juiz de Fora e natural de Pequeri, a jornalista Elisa Almeida conta que enfrentou o mesmo problema no início de janeiro, quando esteve visitando a família, e há duas semanas, quando precisou contactar os pais por telefone. As dificuldades se estenderam ao serviço de atendimento. “Fiz uma reclamação com a empresa, que demorou muito a me responder. Tive que buscar a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Só depois disso, a Vivo suspendeu a cobrança da minha fatura de fevereiro.”
Moradores de Tabuleiro passaram pela mesma situação entre sexta-feira (31) e sábado (1º). A falta de contato trouxe preocupação a quem tem familiares no município, um dos mais atingidos pelas chuvas dos últimos dias. “Fiquei o dia todo tentando fazer contato com a minha mãe e não consegui, pois ela está incomunicável. Acionei parentes para saber se estava tudo bem e me informaram que o problema é o sinal da Vivo”, disse uma moradora de Juiz de Fora que é natural da cidade.
Em Juiz de Fora, o problema foi verificado em residências dos bairros São Mateus e São Pedro. “A internet vem oscilando desde o início do ano, mas na sexta-feira (31) parou de funcionar. Entrei em contato com a empresa por telefone, e eles disseram que me retornariam para agendar uma visita técnica, mas até este sábado isto não aconteceu”, afirma o assistente de finanças Rodrigo Martins.
No domingo (2), a assessoria da Vivo entrou em contato com a Tribuna e informou que “referente aos questionamentos da cidade de Tabuleiro, sobre o sinal de internet e rede móvel, a Vivo informa que a falta de energia comercial, decorrente das fortes chuvas, impactou o município. A situação foi normalizada após a atuação da equipe técnica da empresa.” Com relação a Juiz de Fora e Pequeri, a operadora afirmou que “não foram identificadas falhas massivas de rede ou internet móvel”, mas que iria “apurar mais a fundo” a questão nesta segunda-feira (3).
Orientação
O superintendente do Procon-JF, Eduardo Schroder, diz que os problemas com as operadoras de telefonia representam a maior parte das queixas registradas no órgão. “A Vivo está entre as empresas mais reclamadas.” De acordo com os dados do órgão, em 2019, foram 935 queixas formalizadas em Juiz de Fora, o que a colocou em quarto lugar no ranking local. “É muito importante que o consumidor formalize a reclamação para que o Procon possa monitorar a situação e mediar a resolução.”