Anvisa cria novas regras para medicamentos sem prescrição


Por Tribuna

31/07/2016 às 07h00

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) criou novas regras para medicamentos que podem ser adquiridos pela população sem prescrição médica. Sete critérios passam a fazer parte do enquadramento dos medicamentos como isentos de prescrição (MIP), revisando a norma já existente: a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 138 de 29 de maio de 2003.

São eles: tempo de comercialização; segurança; sintomas identificáveis; tempo de utilização; ser manejável pelo paciente; apresentar baixo potencial de risco e não apresentar dependência. O reenquadramento de alguns medicamentos como MIPs fará com que a população tenha acesso a mais informações sobre os produtos. A proposta de texto passou por Consulta Pública em 2015. A norma ainda será publicada no Diário Oficial da União, com prazos de adequação para que as empresas possuidoras do registro de produtos reenquadrados.

PUBLICIDADE

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.