Anvisa aprova novos medicamentos genéricos

Entre as novidades estão opções terapêuticas para pacientes com HIV e hipertensão arterial


Por Tribuna

29/04/2018 às 07h00

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu, nesta semana, o aval para a comercialização de quatro medicamentos genéricos inéditos no Brasil. Entre as novidades estão opções terapêuticas para pacientes com HIV e hipertensão arterial (ver arte). Para a agência, a incorporação de novos genéricos é importante pois amplia o acesso dos pacientes a medicamentos com um custo mais acessível. Pela legislação brasileira, esse tipo de produto deve ser disponibilizado no mercado com um desconto de, pelo menos, 35% em relação ao preço máximo da tabela da Anvisa.


A Anvisa ainda reforça que o produto genérico é bastante vendido no mercado nacional, tanto é que, somente em 2016, foi comercializado 1,46 bilhão de embalagens de genéricos no país. Essa quantidade representou 32,4% de todas as vendas efetuadas no ano, conforme informações da segunda edição do Anuário Estatístico do Mercado Farmacêutico 2016, lançado do pela Anvisa em 2017.

PUBLICIDADE

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.