Portabilidade bancária pode ser feita pela internet

Veja como fazer e fique atento aos serviços que podem e não podem ser cobrados


Por Tribuna

21/10/2018 às 07h00- Atualizada 21/10/2018 às 19h47

A portabilidade é um termo bem conhecido pelos brasileiros há algum tempo, e teve início com as operadoras de telefonia móvel. Mais tarde, a modalidade chegou às contas bancárias e, desde julho deste ano, a solicitação passou a ser mais simples, sem a necessidade de comparecer presencialmente à agência. A medida está presente nas novas regras para a portabilidade da conta salário definidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e permite a solicitação pela internet. Após a mudança, segundo dados da Associação de Consumidores – Proteste, mais de 440 mil pessoas em todo o país solicitaram a portabilidade, e a expectativa é que os pedidos ainda cresçam em torno de 20% até o final do ano.

Para realizar a portabilidade é preciso escolher a instituição financeira na qual irá receber os próximos salários e possuir uma conta ativa pelo aplicativo do banco ou internet banking. Ainda pelo celular, é necessário informar o nome da empresa para qual trabalha, o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e o banco em que recebe o salário. O processo pode levar até dez dias úteis pela instituição bancária. O consumidor deve ter atenção aos prazos e procedimentos para não ter problemas financeiros durante a migração.

PUBLICIDADE

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.