Veja lista de alimentos ‘saudáveis’ que podem comprometer a saúde

Proteste lista oito produtos alimentícios que passam a falsa ideia de saudáveis e podem prejudicar a saúde do consumidor


Por Tribuna

19/08/2018 às 07h00

Uma das maiores preocupações que temos hoje é quanto à nossa alimentação. Mas optar por certos produtos, mesmo nas suas versões diet e light, pode ser um erro para quem quer emagrecer ou busca melhorar seus hábitos alimentares. Muitos deles, inclusive, são anunciados como alimentos que ajudam na redução do peso, mas, na verdade, não surtem o efeito desejado. Afinal, a melhor forma de eliminar o excesso de peso é adotar uma dieta balanceada e uma rotina de exercícios físicos.

A Associação de Consumidores – Proteste fez uma lista contendo oito produtos alimentícios que, embora sejam práticos e aparentem ser “saudáveis”, não trazem benefícios à saúde do consumidor. Conforme o Guia Alimentar da População Brasileira, a melhor opção é preferir os alimentos in natura ou minimamente processados. Assim, a orientação é evitar o consumo de produtos ultraprocessados, reservando-os apenas para situações de emergência. E, nessas situações, na hora de comprá-los, é preciso prestar atenção aos rótulos, já que a lista de ingredientes está em ordem decrescente, ou seja, o primeiro item está presente em maior quantidade.

PUBLICIDADE

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.