LG deve esclarecer sobre encerramento de operações no país

Assistência oferecida aos consumidores da marca é alvo de preocupação de órgão de defesa do consumidor


Por Luiza Sudré, estagiária sob supervisão da editora Fabíola Costa

18/04/2021 às 07h00

A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP) notificou a LG Eletronics do Brasil Ltda. A empresa que atua no setor de eletrônicos deve explicar sobre as recentes notícias sobre o encerramento das atividades desenvolvidas pela Divisão de Smartphones.

Em nota enviada à imprensa no dia 4 de abril, a LG Electronics do Brasil informou que, “depois de avaliar todas as possibilidades para o futuro do nosso negócio de celulares, o Headquarter Global decidiu por fechar esta divisão a fim de fortalecer sua competitividade futura por meio de seleção e foco estratégico”.

PUBLICIDADE
Plano de atendimento aos consumidores da marca é cobrado por órgão de defesa do consumidor (Crédito: LG)

A notificação pede que a LG Eletronics informe a relação completa de todos os modelos de smartphones disponibilizados no mercado de consumo nos últimos três anos, com os correspondentes manuais de usuário, bem como relação de assistências técnicas autorizadas. Comprovar o período estimado de vida útil dos aparelhos acima mencionados, que estejam em condições normais de uso, no que diz respeito a durabilidade e desempenho de eficiência.

Além disso, a empresa deve explicar o plano de atendimento, com indicação de tempo de vigência, aos consumidores adquirentes dos smartphones já comercializados pela empresa. Descrevendo assim, os procedimentos aplicáveis quando estiverem dentro dos prazos de garantias legais e contratuais. Além de prestar a comprovação de funcionamento de canais de atendimento aos consumidores, para recebimento e tratamento de demandas após o encerramento de suas atividades;

De acordo com a notificação, a LG ainda deve prestar esclarecimentos sobre eventual redução da rede de assistência técnica autorizada, após encerramento das atividades desenvolvidas pela Divisão de Smartphones. E, por fim, detalhar o período de tempo em que a empresa manterá a oferta no mercado de componentes, peças de reposição e acessórios compatíveis aos aparelhos disponibilizados nos últimos três anos.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.