Como se proteger do vírus malware VPNFilter

O vírus atinge roteadores domésticos e de home office


Por Tribuna

17/06/2018 às 07h00

Os brasileiros devem ficar atentos ao vírus malware VPNFilter, responsável por roubar informações pessoais, bloquear a internet e direcionar os usuários para sites falsos de bancos e lojas on-line com o objetivo de cometer fraudes. O vírus atinge roteadores domésticos e de home office. A lista das marcas dos aparelhos infectados pode ser consultada no site www.techtudo.com.br . A orientação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) é para que os consumidores reiniciem os roteadores para interromper temporariamente a propagação, que tem se espalhado ao redor do mundo.

O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) alerta sobre as formas de se precaver diante da situação. A primeira delas é entrar em contato com o fabricante para pedir auxílio técnico. Caso o usuário decida resolver o problema sozinho, será preciso resetar o aparelho apertando o botão localizado na parte traseira do dispositivo. É preciso pressioná-lo por alguns segundos até que todas as luzes pisquem. Será preciso reconfigurar o roteador para estabelecer a conexão. A senha padrão da rede costuma estar impressa em uma etiqueta no verso do aparelho. Em seguida, é preciso buscar por atualizações do sistema. Outro passo fundamental é trocar a senha utilizada pelo usuário.

PUBLICIDADE

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.