Confira como economizar na conta do celular
Segundo especialistas, optar pelo plano adequado ao seu perfil é apenas uma das dicas para evitar que o gasto com o aparelho pese demais no bolso
O uso do celular é um grande facilitador no cotidiano dos consumidores. O aparelho proporciona, em alguns cliques, que os indivíduos possam pagar contas, pedir comida ou falar com familiares e amigos. Entretanto, muitos consumidores têm se queixado que estão pagando muito caro por essa comodidade. De acordo com a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) é necessário adotar algumas medidas que, embora simples, são capazes de ajudar a diminuir o gasto.
O especialista da Proteste Daniel Barros orienta que o primeiro passo é o consumidor optar por um plano que realmente esteja adequado ao seu perfil. Por isso, é preciso estar atento para não contratar serviços desnecessários, como um pacote maior de dados, que não vai ser utilizado em sua totalidade.
“Caso a operadora ofereça um valor promocional, fique atento ao prazo da oferta, assim como ao valor da mensalidade e da franquia de dados ao término da promoção. Antes de contratar um plano, peça ainda todas as condições por escrito”, explica.
Caso o consumidor pretenda permanecer como cliente da mesma operadora, ele deve verificar se a mesma possui pacotes mais em conta para o seu perfil de uso. E, antes de mudar de plano, certificar-se sobre o período de fidelização e sobre os custos de rescisão do contrato. “Quando a conta chegar, confira sempre se os valores cobrados estão corretos. Não é raro existirem erros na conta de telefone celular”, avisa Daniel.
Veja outras dicas:
• Para evitar esgotar o pacote de internet, sendo necessário renová-lo, utilize a rede Wi-Fi sempre que possível. A maioria dos estabelecimentos oferece internet banda larga gratuita. Dessa forma, o consumidor não deve hesitar em perguntar a senha dos locais onde costuma frequentar.
• Configure as redes sociais e os aplicativos de mensagens para reproduzir vídeos automáticos somente quando estiver em rede Wi-Fi.
• Evite assistir séries ou filmes on-line utilizando a internet do celular. É mais econômico baixá-los na rede Wi-Fi antes da viagem ou das férias.
• Abuse dos aplicativos de troca de mensagens. Em vez de utilizar minutos, bônus ou créditos do celular, prefira aplicativos que permitam chamadas de voz gratuitas.