Procon e Inmetro orientam sobre compras para o Dia das Crianças

Os produtos devem apresentar informações quanto à segurança, faixa etária e riscos comuns


Por Tribuna

07/10/2018 às 07h00

Na próxima sexta-feira, 12 de outubro, comemora-se o Dia das Crianças. E como o brasileiro gosta de deixar tudo para última hora, boa parte das compras vai ficar para os próximos dias. No entanto, a ida às lojas especializadas requer atenção não só ao preço, mas às informações de segurança e faixa etária dos brinquedos. Conforme o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), antes de comprar qualquer produto, é importante verificar se o brinquedo escolhido apresenta o Selo de Identificação da Conformidade do Inmetro e se está dentro da faixa etária indicada.

PUBLICIDADE

 

Outra dica importante do órgão é para os adultos redobrarem a atenção durante a brincadeira dos pequenos, para evitar acidentes. Já a Agência de Proteção e Defesa do Consumidor de Juiz de Fora (Procon/JF) orienta os consumidores quanto ao planejamento das compras para evitar que os pais ou responsáveis, e outros familiares, se comprometam financeiramente. Além disso, reitera quanto aos direitos assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) em caso de produtos com defeito e trocas.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.