Ipem-MG alerta sobre atuação de falsos fiscais em JF

Consumidores chegam a receber ameaças caso a troca de equipamentos usados na instalação de gás não seja realizada


Por Tribuna

07/02/2021 às 07h00

O Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) informa à população, principalmente da região de Juiz de Fora, que denúncias recentes à ouvidoria apontam a ação de farsantes na Zona da Mata. Segundo o Ipem, os suspeitos têm se apresentado em nome do Inmetro, com intuito de extorquir dinheiro dos moradores.

Os falsos fiscais utilizam coletes e crachás adulterados e pedem para fiscalizar as instalações de gás de cozinha. Em seguida, orientam a troca imediata de reguladores e mangueiras, produtos que são vendidos pelos mesmos, com base na cobrança de altos valores pela troca e instalação. Conforme relatos, os consumidores chegaram a receber ameaças caso a troca não seja realizada, como possível aplicação de multas.

PUBLICIDADE

O Ipem-MG informa à população que não fiscaliza produtos em residências, assim como não os comercializa. A atuação de fiscalização se restringe à indústria e ao comércio. O instituto ainda orienta moradores da região que, caso recebam a visita desses falsos fiscais, denunciem à Polícia Militar e registrem o fato na Ouvidoria do Ipem-MG (formulário Fale Conosco), pelo endereço eletrônico ouvidoria@ipem.mg.gov.br ou telefone 08000 335 335.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.